Avaí de Douglas e Figueirense da continuidade; dupla se divide na volta do brasileirão

Atualizado

A temporada está oficialmente de volta. Apesar de alguns jogos da Série B e da Copa do Brasil já terem movimentado a semana clubística do país, é nesse final de semana que as principais divisões consolidam suas respectivas rodadas. A dupla da capital, em nome dos seus respectivos objetivos, retoma sua caminhada no sábado, longe de Florianópolis. Pela Série A o Avaí entra em campo às 17h contra o Fortaleza e o Figueirense encara o América, em Minas Gerais.

Há quem defenda que, apesar da Copa América preencher esses últimos 30 dias – com um futebol de qualidade questionável, é verdade – nada pode ter sido tão vazio quanto a ausência dos clubes em campo. Foram 30 dias de espera concomitante a competição que viu a seleção brasileira levantar a taça pela 9ª vez em sua história, mas que deixou um sentimento absoluto de saudade em todo o ar.

Embora todas as dificuldades que se apresentam pelo horizonte de Avaí e Figueirense, o período de espera promete se encerrar neste sábado já pela manhã quando o alvinegro entra em campo diante de um desesperado América, em Belo Horizonte (MG). O Leão da Ilha espera um pouco mais, entra em campo às 17h, em Fortaleza (CE).

O ND+ em mero trabalho especulativo compara a escalação que entrou em campo na despedida às vésperas da Copa América e a que deverá entrar neste sábado.

Foram cinco reforços para o grupo de Hemerson Maria em relação ao time que interrompeu a campanha na Série B, vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo-SP: o goleiro Elisson, o zagueiro Héliton, o lateral Roberto, o meia Andrigo e o atacante Robertinho. Nenhum deles, no entanto, deve começar como titular de Hemerson Maria que basicamente mantém o retrato do time e da estrutura de jogo.

Rafael Marques, centroavante do Figueirense, esperança de gols para a Série B – Matheus Dias/FFC

Figueirense 2 a 1 Botafogo – 8ª rodada da Série B = 11/06/19

Denis; Alemão Teixeira, Alemão, Ruan Renato e Matheus Destro; Patrick, Betinho e Tony; Fellipe Mateus (João Diogo), Rafael Marques (Juninho) e Willian Popp (Pereira).

América-MG x Figueirense – 9ª rodada da Série B = 13/07/19

Denis; Victor Guilherme, Alemão, Ruan Renato e Matheus Destro; Zé Antônio (Patrick), Betinho e Tony; Fellipe Mateus, Rafael Marques e Willian Popp.

Reformulação maior no outro lado da ponte

O Avaí será outro neste sábado. Tanto pela necessidade de vitória, mas pelo processo natural de reformulação que a equipe passou ao longo desses 30 dias desde a saída de Geninho e a chegada de Alberto Valentim.

Elogiado por todos os jogadores pela dinâmica empregada nos treinamentos, Valentim deve consolidar essa transformação no duelo na Arena Castelão. O grupo que “terminou” a Série A recebeu quatro novos nomes. Três deles devem começar no time titular que também prevê o protagonismo do meia Douglas.

Gustavo Ferrareis, com a bola, é uma das novidades do Avaí para a sequência da Série A – André Palma Ribeiro/Avaí FC

Palmeiras 2 a 0 Avaí – 9ª rodada da Série A = 13/06/19

Vladimir; Lourenço, Betão, Kunde e Igor Fernandes; Matheus Barbosa, Pedro Castro (Douglas), Julinho e Gegê (Daniel Amorim); Caio Paulista e Getúlio (João Paulo).

Fortaleza x Avaí – 10ª rodada da Série A = 14/06/19

Vladimir; Léo, Betão, Luanderson e Igor Fernandes (Paulinho); Pedro Castro, Richard Franco, Caio Paulista, Douglas e Gustavo Ferrareis; Brenner (Daniel Amorim).

Futebol