Conteúdo por Gazeta Esportiva

Brasil leva ampla vantagem em confrontos contra a Venezuela

Brasil x Venezuela, em jogo disputado em 2005, em Belém, pelas Eliminatórias da Copa de 2006 – Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press

Apesar de ter melhorado de rendimento nos últimos anos, a seleção da Venezuela ainda não é páreo para a Seleção Brasileira. Pelo menos, é o que mostra o retrospecto do confronto entre os dois países. Desde 1969, data do primeiro duelo, brasileiros e venezuelanos já se enfrentaram 24 vezes, em jogos oficiais e amistosos com 21 vitórias brasileiras, dois empates e apenas um triunfo da Venezuela, em amistoso disputado em 2008, quando a equipe nacional era dirigida por Dunga.

Em jogos oficiais, a Seleção Brasileira jamais foi derrotada para o adversário. Na disputa da Copa América, as duas equipes se enfrentaram sete vezes com seis vitórias do Brasil e um empate. A Seleção Brasileira marcou 27 gols na competição sul-americana e sofreu apenas dois.

A vez de Ronaldinho Gaúcho

Nos confrontos entre as seleções de Brasil e Venezuela, o mais famoso aconteceu no dia 30 de junho de 1999, durante a disputa da Copa América realizada no Paraguai. e vencida pela equipe então dirigida por Vanderlei Luxemburgo. A Seleção Brasileira cumpriu o favoritismo e goleou o adversário por 7 a 0.

O grande destaque do jogo foi o atacante Ronaldinho Gaúcho que entrou no lugar do meia Alex durante o segundo tempo e marcou um gol que marcou a entrada do jogador no seleto mundo dos craques. Com uma sequência de lençóis sobre os zagueiros, Ronaldinho marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção e se tornou imprescindível para a equipe que fecharia o ciclo vitorioso com a conquista da Copa do Mundo de 2002, agora já sob o comando de Felipão.

Copa América