Conteúdo por Gazeta Esportiva

Brasil não é eliminado pela Argentina na Copa América desde 1993

A Seleção Brasileira não sabe o que é amargar uma eliminação para a Argentina na Copa América há 26 anos. Coincidentemente, os albicelestes conquistaram a edição de 1993 do torneio continental, o último troféu levantado pelo país.

Naquela competição, sediada no Equador, brasileiros e argentinos sofreram na primeira fase e avançaram para as quartas de final na vice-liderança dos Grupos B e C, respectivamente, tendo que se enfrentar na primeira rodada do mata-mata.

O time base de Carlos Alberto Parreira que seria campeão do mundo no ano seguinte saiu em vantagem no primeiro tempo, com Muller. Léo Rodríguez, no entanto, empatou na etapa derradeira e levou o duelo para os pênaltis.

Cirúrgicos, Brasil e Argentina acertaram as 10 primeiras cobranças, até que Boiadeiro parou em Goycochea, goleiro herói na Copa do Mundo de 1990 ao defender pênaltis contra Itália e Iugoslávia. Na sequência, Borelli converteu sua batida e colocou os albicelestes na semifinal.

Com moral, os argentinos ainda eliminaram a Colômbia, também na marca da cal, e derrotaram o México na grande decisão, conquistando o último título de sua história. Uma edição antes, em 1991, o time já havia se sagrado campeão com uma vitória sobre o Brasil na fase final.

Copa América