Conteúdo por Gazeta Esportiva

Brasil perdeu quatro vezes para o Peru na história, três em Copa América

Atualizado

Apesar do amplo domínio sobre o Peru no retrospecto geral de partidas, a Seleção Brasileira já passou por apuros diante do rival em Copas Américas, tanto é que das quatro vitórias peruanas diante do Brasil na história três foram em duelos do torneio continental. Os países decidem a edição de 2019 neste domingo, às 17 horas (de Brasília), no Maracanã.

A primeira vitória peruana sobre o Brasil foi justamente na Copa América. Em 1953, a equipe rojiblanca, aproveitando-se do fato de ser a sede da competição, bateu o time canarinho em Lima por 1 a 0 e impossibilitou o rival de garantir o título na primeira fase, de turno único. No desempate, os paraguaios levaram a melhor e ficaram com a taça.

Depois de 22 anos, a história se repetiu. Pela primeira partida da semifinal da competição continental, o Peru derrotou a Seleção Brasileira em pleno Mineirão, por 3 a 1. Na volta, o time nacional deu o troco em Lima, onde triunfou por 2 a 0, mas acabou sendo eliminado no cara ou coroa. A derrota, inclusive, mudou o rumo canarinho em toda a história da competição.

A terceira vitória peruana em Copas Américas aconteceu em 2016, na edição centenária. Nos Estados Unidos, a equipe rojiblanca contou com um gol de mão de Ruidíaz para ultrapassar o Brasil na primeira fase, tirar o rival da competição e ir para o mata-mata. De quebra, a derrota culminou na demissão de Dunga.

No retrospecto geral, são 44 confrontos entre brasileiros e peruanos, com 31 vitórias nacionais, nove empates e só quatro derrotas. Em Copas Américas, foram 12 triunfos canarinhos, três igualdades e três reveses.

Copa América