Campeonato de ioiô vai escolher os melhores de Florianópolis no sábado (15)

Depois de percorrer escolas da região, especialista na "brincadeira" vai promover torneio na Capital

Desde setembro, crianças e adolescentes de Florianópolis descobriram um novo esporte para se divertir. O ioiô foi trazido à cidade pelo campeão paranaense e bicampeão paulista, Allan Vierne. Jogador profissional há mais de 10 anos, ele percorre o Sul do Brasil levando a magia do brinquedo. Bem conhecida dos pais e avós, a atração agora encanta e diverte também os mais jovens.

Allan Vierne em apresentação da modalidade muito praticada pelas crianças das décadas de 1980 e 1990 - Divulgação
Allan Vierne em apresentação da modalidade muito praticada pelas crianças das décadas de 1980 e 1990 – Divulgação

Foram três meses em que Allan e a equipe de profissionais percorreram aproximadamente 300 escolas de Florianópolis e São José apresentando o brinquedo. A apresentação, que dura cerca de 15 minutos, mostra o que é possível fazer com o ioiô. “Esse é o primeiro contato deles, é para despertar o interesse da garotada e da ‘marmanjada’ também. É como um mini stand up, divertido e dinâmico, interagindo com alunos e professores”, explica Allan.

É nesse momento em que os jovens conhecem as oito manobras básicas do ioiô. Quem se interessa em aprender, é convidado a participar de campeonatos gratuitos. “Eu costumo brincar que pego até na mãozinha para ensinar. Eles ficam tão encantados que em poucos dias já estão fazendo todas as manobras muito bem”, conta.

Os campeonatos foram realizados todos os dias simultaneamente em diversos bairros da cidade. De cada um saiu um campeão ou campeã, meninos e meninas que ganharam automaticamente um passaporte para participar da grande final, neste fim de semana.

O último campeonato, o mais esperado pelos participantes, ocorre no sábado (15), a partir das 17h, no Floripa Shopping. O primeiro colocado vai ganhar um Playstation 4 e a oragnização promee premiação até o décimo colocado. A participação é gratuita.

“Além de tirar o foco das tecnologias, o ioiô ajuda na concentração, coordenação motora, gera uma competição saudável e ainda promove o contato entre crianças de diferentes regiões, escolas e classes sociais”, ressalta Allan.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...