Catarinense tenta quebrar recorde mundial de corrida em esteira

Atualizado

Florianópolis pode se tornar palco de um recorde mundial. A ultramaratonista catarinense Débora Simas inicia no próximo domingo (14) às 12h no vão central do Beiramar Shopping e tenta se tornar a mulher a correr a maior distância percorrida em uma esteira. O objetivo da atleta é caminhar ou correr durante sete dias seguidos sem parar. A tentativa é de ultrapassar o recorde atual que pertence à britânica Sharon Gayter, com a marca de 833 quilômetros e 5 metros.

Atleta pretende ficar na esteira por sete dias para conseguir quebrar recorde mundial de corrida em esteira – Divulgação/ND

“Vou começar a correr às 12h do dia 14 e pretendo sair de lá apenas no dia 21, depois do meio-dia, com a organização me colocando porta a fora, porque se deixarem eu vou querer correr mais na esteira”, brinca Débora.

A atleta tem uma equipe de apoio de 120 pessoas que inclui médicos, nutricionista, fisioterapeuta, treinador além de jurados do Guinness Book. O público que estiver passando pelo shopping pode incentivar Débora no desafio. “Estamos prevendo a participação de amigos e apoiadores inclusive durante as madrugadas”, adianta Carlos Pamplona Júnior, diretor de marketing do Beiramar Shopping.

Para conseguir superar esse desafio, Débora se prepara oficialmente desde dezembro do ano passado. Ela conta que a inspiração veio do detentor do recorde masculino, Márcio Vilar. A marca dele é de 827 quilômetros e 16 metros correndo em esteira durante uma semana. “Assisti uma palestra do Márcio e decidi que queria fazer isso também. Ano passado corri uma prova de mil quilômetros, foi um treino para saber como o meu corpo iria reagir”, explica.

Débora Simas é catarinense de Rio do sul e mora em Florianópolis. Ela começou a correr com 32 anos de idade e com apenas oito anos de prática de corrida foi campeã da Brasil 135 Ultramarathon, a principal ultramaratona brasileira.

Como funciona a prova do Guinness Book

Débora Simas começa o desafio dia 14 de julho, às 12h, e pretende ficar na esteira até dia 21, às 12h. Durante esse tempo, a atleta deve ficar em cima da esteira por ao menos 22h por dia. A cada 55 minutos de caminhada ou corrida, há um intervalo de cinco minutos para ir ao banheiro, troca de roupa e alimentação. Se a atleta não utilizar nenhum desses intervalos, o tempo ficará acumulado no fim do dia podendo chegar a 2 horas de descanso.

Serviço:

O quê: Quebra de recorde de corrida em esteira, com a ultramaratonista Débora Simas

Quando: de 14 de julho, às 12h até o dia 21 de julho, às 12h

Onde: Vão central do Beiramar Shopping, em Florianópolis – rua Bocaiúva, 2468, Centro

Corrida