Chapecoense é o clube de SC com maior torcida no Estado segundo pesquisa do Instituto Mapa

O Instituto Mapa divulgou, nesta segunda-feira (4), uma pesquisa sobre as maiores torcidas de Santa Catarina. Considerando apenas os clubes catarinenses, a Chapecoense assumiu a ponta e passou de 9%, de uma medição realizada em 2010, para 26%. Joinville e Criciúma vêm logo atrás com 9%. Enquanto a dupla da Capital, Figueirense e Avaí, aparecem na sequência com 8%.

Torcida da Chapecoense aumentou 17% com relação à pesquisa realizada em 2010 - Flickr Chapecoense/Divulgação
Torcida da Chapecoense aumentou 17% com relação à pesquisa realizada em 2010 – Flickr Chapecoense/Divulgação

Mas se considerar todos os clubes do Brasil, o Flamengo é o time com mais torcida, com 17%, seguido por Grêmio (11%), Corinthians (10%), Internacional (8%) e Vasco (6%). A Chapecoense aparece em sexto lugar e saiu de menos de 0,5% em 2010 e também atingiu os 6%. O Figueirense é o décimo, com 3%, mesma porcentagem do Avaí, que vem em seguida. Criciúma tem 2% e Joinville, 1 %.  

“Essa é a realidade do nosso Estado. Isso é fruto da nossa heterogeneidade. A influência dos times do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul ainda é muito grande”, avaliou o coordenador do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, o Zeno.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa em março de 2017. Foram entrevistadas 1.000 pessoas nos 30 municípios mais populosos de Santa Catarina. Em 2010, foram 2.400 entrevistados em 27 cidades de diferentes portes das seis mesorregiões do Estado. As respostas eram espontâneas, ou seja sem apresentar nenhum nome de clube, e únicas.

“No caso específico da Chapecoense, se antes alguém não tinha empatia por nenhum time ou era simpático a Grêmio, Internacional, Corinthians, depois do acidente passou a torcer pela Chape. Foi um fator externo, extra-campo, que teve uma dimensão enorme. Mas é claro que é só uma hipótese, porque a pesquisa não pergunta o motivo”, ressaltou Zeno.

“O único lugar que tem dois times é a Grande Florianópolis, que corresponde a 16% da população catarinense. Só para efeito de comparação, o Vale do Itajaí tem 24% e o Oeste, 19,5%. Em 2010, o Avaí tinha sido campeão estadual, fez uma campanha excelente na Série A, por isso teve um alto percentual de torcedores naquele ano”, destacou o coordenador do Instituto Mapa.

Influência de clubes de RJ, SP e RS ainda é grande e colocam Fla, Grêmio e Corinthians na ponta - Instituto Mapa/Divulgação
Influência de clubes de RJ, SP e RS ainda é grande – Instituto Mapa/Divulgação

Entre apenas clubes catarinenses, Chapecoense lidera com 26% - Instituo Mapa/Divulgação
Apenas entre clubes catarinenses, a Chapecoense lidera com 26% – Instituto Mapa/Divulgação

Futebol