Com Evando na casamata, Avaí se renova para encarar o Ceará

O Avaí, sem Alberto Valentim, volta à Série A neste domingo (13), em mais um duelo direto na luta contra a degola. O Leão da Ilha joga diante doCeará, em Fortaleza, às 16h e precisa dos três pontos para respirar na briga contra o rebaixamento. Além da troca na casamata, o Leão da Ilha chega ao Nordeste brasileiro com mudanças.

Alberto Valentim e Evando Caminatto, na passagem de bastão entre os técnicos – Foto: Avaí FC/divulgação

Há quem defenda, no futebol, o tal do “fato novo”. Um recurso usado (sem pudor) nos clubes brasileiros onde, em meio a falta de alternativa e criatividade, troca-se (geralmente) o técnico.

Leia mais

Embora não tenha sido por esse meio, a verdade é que o Avaí chega em Fortaleza com uma cara nova, ou quase isso, a frente da equipe: Evando Camillato assumiu o time de maneira interina devido a saída de Alberto Valentim que pediu para sair para poder acertar com o Botafogo.

Com uma excelente campanha na Copa SC, Evando recebeu o aval da presidência e comanda o time diante do Ceará. Será a chance de dar fim ao jejum de quatro jogos sem vitória do Avaí e, mais que isso, postar-se como a solução para a cadeira deixada no banco de reservas.

E os desafios começaram antes da bola rolar no gramado do estádio Castelão. Iury e Jonathan, que saíram machucados da partida da última quinta, serão submetidos a exames na segunda-feira e são desfalques. Douglas, com um desconforto no músculo da coxa esquerda, não viajou e é outra ausência.

Para a lateral-direita Léo deve voltar a titularidade, já no comando do ataque, Matheus Lucas deverá fazer sua estreia como titular no profissional do Leão. Para o setor de criação do time o nome mais cotado é o de Lourenço que deve auxiliar João Paulo como jogador “pensante”.

Crise do outro lado

A situação do Ceará já foi mais cômoda na competição. O encontro entre as equipes, no estádio da Ressacada, onde o time de Fortaleza bateu o Avaí de virada, por exemplo, era muito melhor pelo lado do Vozão.

Atualmente na zona do rebaixamento, acumula uma sequência de dez jogos sem vencer e, nesta sexta-feira, foram recebidos com protesto por parte dos torcedores. Na última rodada o time, agora comandado por Adilson Batista, foi derrotado pelo Grêmio, no Rio Grande do Sul, placar de 2 a 1.

São dois desfalques no time titular: Valdo e Willian Oliveira, suspensos pelo terceiro amarelo, não jogam. Quem pode pintar no time cearense é o atacante Willian Popp que, buscado no rival Figueirense, pode fazer sua estreia diante do Leão da Ilha.

Ficha técnica:

Ceará: Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Eduardo Brock e João Lucas; Fabinho, Ricardinho e Thiago Galhardo; Mateus Gonçalves, Felipe Cardoso e Lima (Popp). Técnico: Adilson Batista.

Avaí: Vladimir; Léo, Ricardo, Betão e Igor; Mosquera, Franco e João Paulo; Lourenço, Matheus Lucas e Caio Paulita. Técnico: Evando.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Data: 12/10/19. Hora: 16h.

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ); auxiliado por Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá (RJ).

Futebol