Conteúdo por Gazeta Esportiva

Com Lucas Veríssimo, Sampaoli busca frear ataque veloz do Goiás

O Santos contará com o retorno de Lucas Veríssimo para a partida contra o Goiás, neste domingo. Como já informou a Gazeta Esportiva, o zagueiro deve ser titular contra o Esmeraldino depois de perder o último jogo, suspenso. A entrada do defensor na equipe faz parte da estratégia defensiva de Jorge Sampaoli para frear o rápido ataque goiano.

Como já disse em algumas ocasiões, o treinador argentino utiliza a formação com três zagueiros para combater a transição ofensiva adversária. Ou seja, a ideia é ter um defensor a mais na última linha para evitar que o oponente chegue com facilidade quando recupera a bola, deixando o Santos menos exposto defensivamente.

Santos deverá ter três zagueiros para enfrentar o Goiás (Foto: Ivan Storti/Santos)

Isso, no entanto, não significa que o Peixe torna-se menos ofensivo. Com um terceiro zagueiro, Sampaoli costuma povoar mais o meio de campo, para facilitar a circulação da bola e tabelas com os jogadores mais ofensivos. Inclusive, os laterais costumam atuar por dentro, permitindo que o time tenha superioridade numérica em relação ao adversário.

O Goiás possui um ataque veloz. Apesar de não ser muito eficaz (12 gols em 11 jogos), o setor ofensivo conta com Michael e Leandro Barcia, jogadores que atuam pelas beiradas e que aceleram justamente na transição ofensiva, momento do jogo que preocupa Sampaoli. Dessa forma, a entrada de Lucas Veríssimo torna-se ainda mais importante.

Além da dúvida no ataque, entre Derlis González, Uribe e Marinho, o treinador ainda não definiu se terá Victor Ferraz ou Alison na partida deste domingo. Caso opte pelo volante, Lucas Veríssimo terá uma maior contribuição ofensiva. Em diversas partidas no ano o defensor atuou como um “lateral base”, abrindo pela direita quando o Santos tem a bola.

Futebol