Com Osmar Loss na base, ‘escola gaúcha’ domina no Corinthians
Marcelo Rospide, ex-Grêmio, convidou Osmar Loss, ex-Inter, para a base do Corinthians. Ideia é formar jogadores para servirem a Mano Menezes, o terceiro gaúcho da história
Contratado no fim de setembro do ano passado para comandar o sub-20 do Corinthians, o gaúcho Osmar Loss completou recentemente quatro meses no cargo. O treinador de 38 anos tinha acabado de deixar o Inter por divergências com Dunga, então técnico do profissional, e de pronto aceitou o convite feito por Marcelo Rospide, superintendente da base do Timão, para formar jogadores que seriam utilizados por Tite, e agora por Mano Menezes, no time de cima.
O que os cinco profissionais citados no parágrafo de cima têm em comum? Nasceram no Rio Grande do Sul, e são da já famosa “escola gaúcha” de treinadores, encabeçada por Luiz Felipe Scolari, da Seleção Brasileira. Loss é de Passo Fundo, Rospide de Porto Alegre, Tite de Caxias do Sul, Mano de Passo do Sobrado e Dunga de Ijuí. Atualmente, três deles tentam implantar seus ensinamentos no Timão.
– Eu sei que faço parte de uma nova metodologia da formação do Corinthians, mas ela não começou com a minha chegada. Começou com a chegada do Marcelo Rospide, superintendente que vem do Sul também, trabalhou muito tempo no Grêmio. É uma organização que estamos tentando criar de todos conhecerem os trabalhos de todos. No Corinthians isso era meio distante, então estamos aproximando as categorias para o bem do clube – explica Osmar Loss, que ainda não teve contato com Mano Menezes.
Nos próximos dias, entretanto, passada a decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, os dois profissionais devem se reunir, com ou sem chimarrão, para definirem quem subirá de categoria para integrar o elenco profissional. Até agora, o gaúcho de Passo do Sobrado ainda não informou quais guris comandados pelo gaúcho de Passo Fundo vão ganhar uma chance.
– Algumas coisas me chamaram a atenção, mas vou guaradar para mim. Manifestações agora só atrapalham, porque você chama pelo nome, aí amanhã nao acontece com a naturalidade desejada. Sei o que isso significa para os meninos e sei que mexe com a cabeça deles.