Conteúdo por Gazeta Esportiva

Com São Paulo e sem Vasco, LNB define participantes e NBB terá 16 equipes

Em Assembleia Geral Ordinária, neste sábado, a Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu os participantes da próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Com quatro novos times, a edição deste ano terá 16 participantes, dois a mais em relação à temporada passada.

A Unifacisa (PB), campeã da última Liga Ouro encabeça as novas equipes participantes do NBB. O São Paulo é mais um clube a fazer parte da competição, adquirindo os direitos associativos do Joinville. O Tricolor do Morumbi promete um time forte para o campeonato. O Rio Claro, que comprou os direitos do Macaé, volta a elite do basquete depois de três anos. Por último, o Pato Basquete, que adquiriu os direitos associativos da LNB junto à própria entidade e ainda teve a aprovação do Conselho Administrativo, fecha os novos participantes.

Além do Joinville, a outra grande ausência em relação a última temporada é o time do Vasco. Pouco antes da reunião da Liga Nacional, o Cruzmaltino anunciou que não participaria do NBB, já que o patrocínio que poderia ser utilizado pela equipe de basquete será destinado para as categorias de base do futebol.

“É uma satisfação imensa ver o NBB CAIXA maior, com mais clubes e Estados representados. A expectativa é de que seja outra temporada histórica e que nosso basquete mantenha a curva de crescimento e ampliação no Brasil”, declarou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Decisões foram tomadas em Assembleia neste sábado (Foto: Divulgação/LNB)

Além disso, o campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), poderá pleitear a uma vaga no NBB CAIXA, e a aprovação será definida pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB).

A Copa Super 8 também foi mantida. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA. A única mudança será nas datas. Antes disputada no final de dezembro, a competição será realizada no mês de janeiro.

Confira os clubes participantes do NBB CAIXA 2019/2020:

Basquete Cearense (CE)

Sendi/Bauru Basket (SP)

Botafogo (RJ)

Corinthians (SP)

Flamengo (RJ)

Sesi Franca Basquete (SP)

Life Fitness/Minas (MG)

Mogi das Cruzes/Helbor (SP)

Paulistano/Corpore (SP)

Pato Basquete (PR)

EC Pinheiros (SP)

Renata/Rio Claro Basquete (SP)

São José Basketball (SP)

São Paulo FC (SP)

Unifacisa (PB)

Universo/Brasília (DF)

Mais conteúdo sobre

Mais Esportes