Com título, Wawrinka passará a ser o número três do ranking mundial

Tenista ainda será o melhor tenista de seu país, ultrapassando o lendário Federer

Divulgação

Stanislas Wawrinka surpreendeu a todos neste domingo. O tenista suíço, de 28 anos, venceu seu primeiro grande título da carreira ao derrotar Rafael Nadal na final do Aberto da Austrália, por 3 sets a 1.

Com o resultado, Wawrinka vai dar um salto no ranking mundial da ATP. Atual número oito da lista, o suíço passará a ocupar o terceiro lugar na próxima atualização. Ele somará 1.820 pontos com o título (defendia 180 das oitavas de final de 2013) e chegará a 5.710, ultrapassando tenistas como Tomas Berdych, Andy Murray e Juan Martin Del Potro.

Wawrinka ainda vai assumir outra posição histórica. Ele será o melhor tenista da Suíça no ranking, superando Roger Federer. Isso porque Federer permanecerá com 4.355 pontos.

O posto de melhor da Suíça pertencia a Federer desde 2001. Esta foi a segunda grande campanha consecutiva de Wawrinka em um Slam, já que tinha sido semifinalista do Aberto dos Estados Unidos no ano passado.

A conquista foi a primeiro de Wawrinka em um Grand Slam. O suíço de 28 anos teve uma melhora em seu estilo de jogo desde que começou a treinar, em abril de 2013, com o ex-jogador sueco Magnus Normann, aquele mesmo que perdeu a final de Roland Garros para Guga.

Campanha até o título em Melbourne
Stanislas Wawrinka 1 x 0 Andrey Golubev (CAZ) – desistência
Stanislas Wawrinka 3 x 1 Alejandro Falla (COL)
Stanislas Wawrinka x Vasek Pospisil (CAN) – desistência
Stanislas Wawrinka 3 x 0 Tommy Robredo (ESP) – oitavas
Stanislas Wawrinka 3 x 2 Novak Djokovic (SER) – quartas
Stanislas Wawrinka 3 x 1 Tomas Berdych (CZE) – semifinal

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...