Contra a queda, Joinville e Figueira duelam pela sétima vez no ano

Times foram rivais na final do Campeonato Catarinense cujo desfecho correu apenas após julgamentos no TJD-SC e no STJD. JEC leva a melhor nos confrontos

Divulgação

Será o sétimo duelo no ano entre Joinville e Figueirense nesta temporada. E o confronto da vez, neste sábado, às 21h, será fundamental para a permanência de ambos na Série A do Campeonato Brasileiro. Enquanto o JEC, que atuará diante da sua torcida, na Arena Joinville, busca novo triunfo para seguir com chances de evitar o descenso, o Figueira tem a missão de seguir fora da zona de rebaixamento. O site do LANCE! transmitirá o duelo em tempo real.

Joinville e Figueirense já protagonizaram seis duelos em campo e outros fora dele. Após o JEC ter sido denunciado por conta da escalação irregular do lateral André Kroebel ainda na fase de classificação do Estadual, aconteceram dois julgamentos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SC) e outro no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Julgamentos que decretaram a perda de quatro pontos para o até então campeão estadual feito alcançado exatamente diante do Figueira. Com tal punição, o Joinville não teria a vantagem de jogar por dois resultados iguais para ser campeão – foram dois empates em 0 a 0 na decisão. O desfecho do caso foi o Figueirense sendo homologado campeão.

Um dos trunfos do Joinville, 20º e último colocado no Brasileirão, para seguir em busca da sua permanência na Série A é o seu retrospecto contra o rival na temporada. São três vitórias, os dois empates já citados, e apenas uma derrota. O confronto do primeiro turno do Brasileirão terminou com triunfo do Joinville, em pleno Orlando Scarpelli, por 2 a 0.

Para o duelo deste sábado, o JEC não contará com seu capitão: o meia-atacante Marcelinho Paraíba, que tem sido um dos destaques do time desde a chegada do técnico PC Gusmão recebeu o terceiro cartão amarelo no triunfo contra o Coritiba e, como consequência, cumprirá suspensão automática. Marion foi confirmado como o seu substituto. Tal mudança deverá ser a única novidade do Coelho catarinense para este sábado. O risco de queda do JEC é de, no momento, 95%, segundo o matemático Tristão Garcia, integrante da Academia LANCE!. São seis pontos e três vitórias a menos que o Avaí, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

O Figueirense, em 15º lugar na tabela, chega para novo confronto diante do Joinville em bom momento. São duas vitórias seguidas no Brasileirão e sete pontos somados desde a derrota, em casa, no clássico para o Avaí. Revés que causou a demissão do então técnico René Simões e a posterior efetivação de Hudson Coutinho no cargo. O desafio do Alvinegro será melhorar seu rendimento como visitante para superar o JEC e seguir fora da zona de descenso. São apenas três vitórias, três empates e nove derrotas em 15 jogos. Aproveitamento de apenas 26,6% dos pontos. 

A única baixa do Figueirense será o zagueiro Thiago Heleno, que cumprirá suspensão automática. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória diante do Flamengo. A tendência é que Saimon seja o seu substituto. Marquinhos, que não atua desde o dia 12 de agosto, é a outra opção de Hudson. O atacante Elias, que não vinha sendo relacionado, teve constatada, nesta sexta, uma lesão muscular que o afastará por um mês dos gramados. 

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE X FIGUEIRENSE

Local: Arena Joinville, Joinville (SC)
Data-hora: 17/10/2015 – 21h
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE) 
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Helton Nunes (SC) 

JOINVILLE: Agenor; Edson Ratinho, Rafael Donato e Diego; Anselmo, Kadu, Marion e Lucas Crispim; Ricardo Bueno e Kempes – Técnico: Paulo Cesar Gusmão.

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Leandro Silva, Bruno Alves, Saimon (Marquinhos), Juninho; Fabinho, João Vitor, Yago, Rafael Bastos; Clayton e Dudu – Técnico: Hudson Coutinho. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...