Contratado para Série B, Ximenes fala sobre início de trabalho no Fluminense

Novo diretor executivo do Flu falou com exclusividade ao LANCE!Net sobre a negociação com o clube, função no tricolor, CT, mercado e planos após manutenção na Séria A

Divulgação

Mudar o foco do trabalho antes mesmo de assinar de contrato. Foi assim o início de trabalho de Felipe Ximenes como diretor executivo do Fluminense. Apresentado no início do ano, ele admite que estava pronto para iniciar um trabalho de reconstrução na Série B.

– Foi um contato na segunda-feira (dia 9 de dezembro) pós-queda. Em 24 horas tudo mudou e o Fluminense ficou na Série A. Começamos uma conversa de reestruturação de acesso para a elite e de repente estourou a questão dos tribunais. Isso até atrasou meu anúncio oficial. Costumo dizer que sou uma prova viva de que o Flu não teve participação em relação a isso. Fui convidado para trabalhar na Série B – contou, em entrevista ao LANCE!Net, no saguão do Hotel Portobello, em Mangaratiba, local da pré-temporada.

Felipe acredita também que, caso o Fluminense fosse jogar a Série B, o desafio seria igual.

– O desafio não é maior nem menor. É diferente. O processo é diferente. Isso não é mais difícil ou menos difícil. O que muda são as estratégias – explicou.

Confira a íntegra da entrevista do dirigente tricolor:

Como encara o desafio em estar no Fluminense após 2013 ruim do clube?
O desafio inicial já é substituir um ícone da direção executiva, o Rodrigo Caetano. É grande, mas ao mesmo tempo tem o lado positivo que você vai encontrar muito trabalho desenvolvido. Acho que em qualquer clube grande a busca é sempre de organização, estruturação e conquista de títulos.

Qual o papel que você exerce no Fluminense?
 Penso em questão de montagem de elenco e contratação, isso vem sendo distorcido dentro da função. O próprio nome já diz que o diretor executivo executa estratégias definidas pela diretora.  No caso de montagem de elenco, cabe ao diretor executar estratégia definida por esse grupo de pessoas e profissionais, com funções definidas. Além disso, o processo de gestão de toda a equipe que trabalha no futebol.

Mudaram muito os planos com a manutenção na Série A?
 Lógico que mudamos. O grande público pensa que é só em contratação. Mas existe planejamento financeiro, logística… Na Série B você viaja muito mais e isso altera muito. A grande maioria só pensa que planejamento é contratar e demitir jogadores. É muito mais amplo.

Viu muitas mudanças no Flu da suas outras passagens – em 2006 e 2009 – para hoje em dia?
 Mudou muito e me dá muita alegria de encontrar um clube diferente do que vi naqueles anos. O clube tem que evoluir. Se não mudasse teria parado no tempo. Vi um clube mais organizado e estruturado.

Como está o processo de construção do centro de treinamento? Você está participando das discussões no clube?
 Não cheguei para administrar o futebol. O Flu tem uma escala hierárquica muito clara. Tem patrocinador forte, com uma participação importante. A direção executiva precisa se integrar neste processo e executar as estratégias. Tenho falado sobre CT, vejo o Peter muito empolgado com isso e trabalhando duro. Acredito que possa contribuir. Vejo o Flu sentindo a necessidade da construção do CT. Essa vontade não é menor do que na outra passagem que tive. Vejo que as ações hoje são mais efetivas. Acredito que o sonho será realizado.

O mercado brasileiro está muito inflacionado, dificultando as negociações?
Em todas as conversas que tenho com Renato e com a diretoria, falamos da situação do mercado. É importante colocar que sou um operador do mercado. Saio para negociar. Uma palavra de um diretor executivo, às vezes, aumenta o custo de uma operação. O silêncio pode reduzir. Imaginem o que é você sendo um lateral e ouvir o diretor falando que vem outro. Quando o atleta vê uma notícia dessas, atrapalha.

Felipe Ximenes atendeu a equipe do LANCE!Net em Mangaratiba (Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press).

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...