Definidos os oito classificados para a segunda fase da Copa RIC Interligas

Quartas de final terá três representantes da Liga de Florianópolis, dois de São José, um de Biguaçu, um de Palhoça e um de Santo Amaro.

Américo Vargas/ND

Cerâmica Silveira (vermelho) venceu o Bandeirante e ficou em primeiro no grupo A

Copa RIC Interligas
Os oito classificados para as quartas de final da Copa RIC Interligas foram definidos nos jogos de sábado. Em Palhoça, o Bandeirante venceu o Cerâmica Silveira (foto) por 3 a 1 e terminou a fase na primeira colocação pelo grupo A, com a equipe palhocense classificando em segundo. Pelo grupo B, o Fundos foi até Santo Amaro, venceu o Calemba por 2 a 0 e se classificou na primeira colocação. O Calemba passa em segundo. Pelo grupo C, o jogo isolado de domingo, entre Unidos MRS e Pescador, foi apenas para cumprir tabela, pois o Unidos já estava garantido na primeira colocação e o Pescador não tinha mais chance. Mas no sábado, em Canasvieiras, Ponta das Canas e Estrela Azul disputaram a segunda vaga do grupo, que até os 51 minutos do segundo tempo era do Estrela Azul, quando tomou o gol de empate eliminando a equipe de Santo Amaro.

Critério técnico
Avante e Montenegro, ambos do grupo B, garantiram vaga no critério técnico ao empatarem em 1 a 1. Mas as vagas se alternavam a cada momento, pois o Pradense jogava com o Náutico no mesmo horário. No início do segundo tempo o Montenegro vencia por 1 a 0 e o Pradense por 3 a 0. Com os resultados, o Avante ficaria fora pelo saldo de gols. Com o gol de empate o Avante garantia a vaga e o Montenegro dependeria do jogo do Pradense, que teria que fazer sete gols de diferença para ultrapassar o Montenegro no saldo de gols, mas a equipe de Biguaçu venceu por 6 a 1 e assim ficou de fora das quartas de final.

Curiosidade
No começo da competição, escrevi aqui que seria possível duas equipes de um mesmo grupo se classificar no critério técnico, mas fui contestado por muitos. Alegavam que seria impossível. O fato se confirmou, pois Avante e Montenegro, ambos do grupo B, passaram para a próxima fase.

Sorteio
O Montenegro garantiu a vaga como o segundo melhor colocado no critério técnico, no saldo de gols. Terminou a competição com saldo de dois gols, contra saldo um do Pradense. Se o Pradense fizesse mais um gol a vaga seria definida no sorteio, pois as duas equipes empatariam em tudo: sete pontos ganhos, duas vitórias, saldo de dois gols, doze gols marcados e dez sofridos. Os critérios para desempate são maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols prós, confronto direto (as duas equipes não se enfrentaram na fase) e sorteio público.

Confrontos
Começam no próximo fim de semana as quartas de final da Copa RIC Interligas, com os jogos Ponta das Canas x Bandeirante, Avante x Fundos, Montenegro x Unidos MRS e Calemba x Cerâmica Silveira. Nesta fase, ao final do segundo jogo, em caso de empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, a vaga será decidida nos pênaltis. Nas semifinais, o vencedor de Ponta das Canas e Bandeirante enfrentará o vencedor de Avante x Fundos, enquanto o vencedor de Montenegro x Unidos MRS enfrentará o vencedor de Calemba x Cerâmica Silveira.

Santo Amaro
O presidente da Liga de Futebol da Comarca de Santo Amaro da Imperatriz convoca os clubes interessados em disputar a segunda divisão para a reunião desta terça-feira, às 19h30, na sala de reuniões da prefeitura. A competição deste ano já tem sete equipes confirmadas. Já a primeira divisão de Santo Amaro terá a participação de Estrela Azul, Cometa, Calemba, Águia Negra e Vasco da Gama.

Júnior Moresco
O diretor de futebol amador da Federação Catarinense de Futebol, Júnior Moresco, participa de quarta a sexta, na Granja Comary, no Rio de Janeiro, de um seminário de futebol não-profissional promovido pela CBF. O seminário terá a participação de representantes dos clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro e de representantes das federações de São Paulo e Minas Gerais, além de Santa Catarina.

São José
Pela terceira divisão de São José duas equipes garantiram vaga para as semifinais. No grupo A, o Asab, que folga na última rodada, garantiu vaga ao vencer o Alvorada por 2 a 1, enquanto no grupo B o Trovão FC também assegurou vaga ao empatar em 0 a 0 com o Caçador. A última rodada da fase classificatória será no próximo domingo.

Copa Floripa
Botafogo conquistou a vaga na final da Copa Floripa ao derrotar o Grêmio Costeira por 2 a 1 – no primeiro jogo, as duas equipes empataram em 3 a 3. O adversário do Botafogo será o Barrense, que empatou com o Campinas em 2 a 2 – no jogo de ida, vitória por 2 a 0.  O primeiro jogo da final será no próximo sábado, às 15h30, na Armação do Pântano do Sul.

Liga dos Campeões
O Grêmio Louro, que vinha com 100% de aproveitamento na Liga dos Campeões, foi goleado na última rodada da fase classificatória pelo Liverpool, por 4 a 1. Mesmo com a derrota, a equipe de Antônio Carlos garantiu a primeira colocação e enfrentará o próprio Liverpool nas semifinais. Na outra semifinal, o Paraíso, que terminou na terceira colocação, enfrentará o Rachadel, segundo colocado.

FUTEBOL AMADOR
Resultados do fim de semana

Copa RIC Interligas
Última rodada da fase classificatória

Cerâmica Silveira  1 x 3 Bandeirante
Pradense  6 x 1  Náutico
Calemba  0 x 2  Fundos
Avante  1 x 1  Montenegro
Ponta das Canas  3 x 3  Estrela Azul
Unidos MRS   7 x 0  Pescador 

Copa Floripa
Semifinais – jogos da volta

Botafogo   2 x 1 Grêmio Costeira
Campinas  2 x 2  Barrense   

Liga dos Campeões
Sétima rodada

Nova Geração  0 x 2  Paraíso
Liverpool   4 x 1  Grêmio Louro
Santa Maria  1 x 4  Rachadel
Bela Vista  3 x 2  Força Jovem

São José

Segunda divisão – complemento 3ª rodada

Flor de Nápoles  3 x 1  Fazenda
Bom Sucesso  0 x 2  Caixa Preta               

Terceira divisão – 7ª rodada

Asab  2 x 1  Alvorada
Jardim Solimar  1 x 4  Tarjas
Pantera Negra  5 x 0  Balança Rede
Caçador  0 x 0  Trovão FC
Jamaica  3 x 3  Serc Trovão
Praieiros  4 x 5  Internacional     

COPA RIC INTERLIGAS
Classificação

GRUPO A

COL

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

Bandeirante

13

6

4

1

1

16

8

 8

Cerâmica Silveira

12

6

4

0

2

10

10

 0

Pradense         

7

6

2

1

3

11

10

 1

Náutico            

3

6

1

0

5

7

16

-9

GRUPO B

COL

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

Fundos           

10

6

3

1

2

10

11

-1

Calemba         

9

6

3

0

3

8

9

-1

Avante

8

6

2

2

2

8

8

 0

Montenegro      

7

6

2

1

3

12

10

 2

GRUPO C

COL

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

Unidos MRS              

13

6

4

1

1

17

5

12

Ponta das Canas *  

7

6

3

1

1

14

9

 5

Estrela Azul    

5

6

1

2

3

8

14

-6

Pescador       

3

6

1

0

5

6

21

-15