Empresas assinam acordo e celebram ‘dia histórico’ para o esporte nacional

Pacto pelo Esporte visa levar mais transparência às entidades esportivas e, indiretamente, 'pressionar' confederações, federações e clubes a melhorarem suas gestões

Rafael Valesi

São Paulo

Um dia histórico para o esporte brasileiro. Assim foi classificado o evento realizado nesta quarta-feira em São Paulo em celebração à assinatura de 20 empresas ao Pacto pelo Esporte.

O fato foi comemorado e exaltado pois, pela primeira vez no país, a iniciativa privada lançou mão de forma conjunta de um artifício para levar mais transparência a confederações, federações e clubes.

Por meio deste documento, as empresas que atuam no esporte almejam que o dinheiro investido em patrocínios e outros projetos seja melhor utilizado pelas entidades esportivas. Em outras palavas: elas exigirão práticas de gestão e governança mais eficazes como pré-requisito para estabelecer parcerias.

Com o pacto, imagina-se que escândalos como desvio de recursos e má utilização de dinheiro diminuam no âmbito esportivo, já que o cerco estará mais fechado.

– Não podemos mais correr o risco de nos associar a entidades ligadas a práticas de má gestão – falou Paulo Nigro, presidente da empresa farmacêutica Aché, durante o evento.

Uma das signatárias é o Banco do Brasil, que recentemente retirou (mas retomou depois) seu aporte à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) após as denúncias de pagamentos indevidos de comissões durante a presidência de Ary Graça.

Nesta quarta-feira, representantes destas empresas e das entidades Atletas pelo Brasil e Instituto Ethos, que farão parte do corpo diretivo do Pacto pelo Esporte, se reuniram na capital paulista para o anúncio. Diversos ex-atletas, membros das empresas participantes e o ministro do Esporte, George Hilton, estiveram presentes.

– Hoje é um dia importantíssimo para o esporte. O incentivo ao esporte tem que ser mais do que uma política de estado, deve envolver todos os setores – disse o ministro em seu discurso.

Veja a lista das 20 empresas signatárias do Pacto pelo Esporte
Aché
Banco do Brasil
Bradesco
BRF
Carrefour
Centauro
Coca Cola
Construtora Passarelli
Correios
Decathlon
Estácio
EY
Gol
Itaú
Johnson & Johnson
McDonald’s
P&G
Somos Educação
TAM
Vivo

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...