Enfim, a medalha de ouro em Toronto: Uruguai campeão no futebol

Celeste ganhou por 1 a 0 com um golaço de Brian Lozano. Há 12 anos que o país não ganhava uma medalha dourada na competição

A seleção uruguaia sub-22 ganhou por 1 a 0 o México na final do futebol dos Jogos Panamericanos e assim, no último dia de competições, conseguiu a primeira medalha de dourada em Toronto. Desta maneira, o Uruguai volta a obter uma medalha de ouro em Pans depois de 12 anos: a última foi com com Milton Wynants no ciclismo. Além disso, foi a primeira medalha de ouro para o futebol depois de 32 (ganhou em Caracas-83, quando o time era treinador por Óscar Tabárez, atual técnico da seleção principal).

Os Celestes se colocaram em vantagem com o golaço de falta de Brian Lozano, jogador-revelação da temporada uruguaia, em um momento em que o México estava um pouco melhor.

O gol foi ideal para que os comandados de Fabián Coito se posicionassem de forma mais cômoda: esperando na defesa e buscando contra-golpes. No segundo tempo o Uruguai melhorou o trabalho defensivo e segurou o resultado.

Foi o fecho de um torneio sofrido, em que a Celeste chegou com muito esforço até a final.
Entrou na competição como o terceiro colocado do Sul-Americano Sub-20. Este Ouro foi um prêmio de consolo opara um time que não irá para os Jogos Olímpicos do Rio, já que os representantes do continente serão o anfirtrião Brasil e os dois primeiros do sul-americano, Argentina e Colômbia.

Na competição, goleou por 5 a 0 Trinidad e Tobago na estreia, perdeu por 1 a 0 para o México e derrotou o Paraguai por 1 a 0, se classificando para as semifinais. Aí, venceu o Brasil (2 a 1) e, enfim, a vitória por 1 a 0 sobre o México.

Com isso, a delegação urugauia fecha os jogos com cinco medalhas: três de bronze (Emiliano Lasa e Deborah Rodríguez no atletismo), a prata de Dolores Moreira no iatismo (classe laser) e o ouro do futebol. Posição 18 entre 41 participantes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...