Conteúdo por Gazeta Esportiva

Estudo analisa chances de pontuação recorde do Flamengo no Brasileiro

Líder com oito pontos de vantagem sobre o vice Palmeiras, o Flamengo pode atingir uma pontuação histórica no Campeonato Brasileiro se mantiver o bom aproveitamento até aqui. Caso vença a próxima rodada, o Rubro-Negro já supera as pontuações das equipes campeãs nas edições de 2009 (o próprio Flamengo), 2010 (Fluminense), 2011 e 2017 (Corinthians).

Os matemáticos da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) projetam que a possibilidade do Flamengo ser campeão com pontuação entre 84 e 90 pontos é de 75%, o que representaria ter um aproveitamento de pelo menos 73%.

Fluminense e Botafogo ainda lutam contra o rebaixamento (Foto: Lucas Merçon/FFC)

A pesquisa mostra que se as equipes atingirem os 43 pontos, a chance de escapar do descenso é de 94,4%. O modelo indica também que há 96,7% de chances de a pontuação necessária para escapar do rebaixamento esteja entre 38 e 44 pontos, que aumentam quanto mais próximo do limite superior.

“O Fluminense, aliás, não só viu suas chances de rebaixamento quase dobrarem, como terá que quebrar uma escrita recente para escapar do descenso. Nos últimos três anos, o tricolor carioca viu seu desempenho cair vertiginosamente nas últimas 8 rodadas. Em 2018 e 2017, ele venceu, respectivamente, apenas um e três jogos. Em 2016, o clube estava, após a 30ª rodada, na zona de classificação para a Libertadores e terminou em 13º após não vencer nenhum dos últimos 8 jogos. E a infeliz coincidência é que nos últimos 4 jogos daquela temporada o técnico era o mesmo dos dias atuais, Marcão. A situação tende a ficar ainda mais difícil, pois o São Paulo, próximo adversário do tricolor das laranjeiras, é o grande favorito do jogo, com 67% de chances de vitória”, aponta Flávio Fontanella.

Futebol