Fico Surf Festival desembarca na Praia Brava com três dias de esporte, arte e diversão

Atualizado

Fico Surf Festival marcou época na década de 80. A primeira edição foi realizada na Bahia. Foto: Divulgação/Fico

A Praia Brava, em Itajaí(SC), se prepara para receber três dias de entretenimento, esportes, competição e arte reunidos em um mesmo evento. O Fico Surf Festival 2019 traz de volta a atmosfera dos memoráveis festivais realizados pela marca de surfwear que fizeram história nos anos 80 e 90.

A história da Fico teve início em 1983 e sempre esteve ligada ao surfe, com a realização de grandes competições e apoiando atletas. Uns dos momentos marcantes da empresa foram os emblemáticos Fico Surf Festival, campeonatos lembrados até hoje pela geração que viveu aquela época, no final dos anos 80.

A primeira edição aconteceu em 1987 na Praia de Stella Maris (BA), ano em que foi realizado o primeiro Circuito Brasileiro de Surf, da recém-fundada Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional). O vencedor foi o carioca Pedro Muller, que conquistaria novamente o título desse evento em 1989, com o paulista Tinguinha Lima subindo no lugar mais alto do pódio em 88.

Raphael Lewi (camisa branca) e os surfistas Tinguinha, Picuruta Salazar e Paulo do Tombo com as meninas do concurso miss biquini. Foto: Arquivo/Fico

Um festival para a família

A organização programou diversas atrações para o festival, com a exibição de filmes, test-drive de pranchas, mini-ramp de skate e espaço para recreação, além da competição. “Queremos realizar um evento especial, um festival para a família prestigiar e curtir e não apenas para os amantes do surf”, revelou Felipe Winck, analista de marketing da Fico.

Estrutura do Fico Surf Festival

Duas tendas e uma arquibancada serão erguidas na Praia Brava, em frente do Hike Brava. O local receberá a exposição de fotos para contar a história da Fico, com uma loja exclusiva para venda de artigos da marca e a camiseta oficial do evento, além de uma mini-ramp.

Uma novidade será o “silk attack”. O público poderá adquirir sua camiseta e personalizá-la na hora, com as gravuras disponíveis na loja. A programação terá a apresentação de bandas e DJs da região durante os três dias de festival.

O evento abrirá oficialmente na sexta-feira, 13 de setembro, com o credenciamento dos atletas convidados a partir das 17h. No meio da tarde está agendada uma coletiva de imprensa com o empresário Raphael Levy (fundador da marca Fico) e personalidades presentes na competição. A festa oficial de abertura do Fico Surf Festival 2019 acontecerá na sequência, a partir das 18h.

Cartaz oficial do evento – df9d9eea-f8a7-49b0-bd01-9f7ed95bb7a4

Regras para a disputa por equipes

Um dos destaques do Fico Surf Festival 2019 será a disputa por equipes (Tag Team) no surfe, com 16 times formados por atletas convidados pela organização. As baterias serão no formato “Fast Heat”, com a duração de 45 minutos ou 10 ondas. Os competidores poderão surfar três ondas, com as duas melhores notas de cada surfista entrando para o somatório do time.

Ao término de cada participação, os atletas deverão sair do mar em direção aos boxes de suas equipes e bater na mão do companheiro, que automaticamente irá para a disputa da bateria em curso.

Importante: um dos integrantes de cada time poderá dobrar a pontuação de sua melhor nota no somatório final. Ele deverá levantar os dois braços assim que surfar a melhor onda, e não poderá mudar sua escolha.

Formato das equipes

Os times serão bem diversificados, o que dará mais emoção e chances iguais para todos na competição. Serão cinco atletas por equipe, divididos nas seguintes categorias: 1 Open, 1 Master, 1 Sub-18, 1 Feminino e 1 Expression Session. A equipe campeã receberá de premiação pranchas estilizadas (uma para cada atleta), além de troféu e kits com roupas e acessórios da Fico. A vice-campeã receberá troféu e kits da marca, com as demais finalistas recebendo medalhas.

Alguns nomes já confirmaram presença para o inédito evento da praia Brava: Saulo Lyra, Bilo, Caetano Vargas, Barbara Muller, Petterson Thomaz, Marina Werneck, Mickey Bernardoni, Alan Fendrich, Wallace Vasco e Guilherme Marques.

Confira o cronograma com as atrações do Fico Surf Festival 2019:
Sexta-feira, 13 de setembro:
13h: Início das atividades na estrutura do Fico Surf Festival 2019;
15h: Coletiva de imprensa com Levy Fico, criador da marca;
17h: Abertura do credenciamento dos atletas convidados para a disputa do Tag Team, com entrega dos kits;
18h: Festa de abertura oficial do Fico Surf Festival 2019 com a DJ. Bárbara Muller;
19h30min: Eu e Minha banda.

Sábado, 14 de setembro:
8h: Segunda fase das disputas por equipes do Fico Surf Festival;
16h30min: DJ. Glazer;
18h: James Town;
19h45min: Shelter Dogs.

Domingo, 15 de setembro:
20h: Gunabera
18h: João Coyote + Os Tatuiras;
16h30min: DJ. Ale;
15h30min: Final por equipes do Fico Surf Festival;
8h: Início do último dia de disputas por equipes do Fico Surf Festival.

Surfe