Conteúdo por Gazeta Esportiva

Flamengo vê chances de igualar recorde no Brasileirão cair, revela estudo

Mesmo com o empate diante do Goiás, o Flamengo ainda tem uma boa vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro, estando a oito pontos de distância para o segundo colocado Palmeiras. Contudo, o Rubro-Negro pode estar mais longe de sagrar-se campeão até a 34ª rodada, igualando os recordes de Cruzeiro, em 2013, e São Paulo, em 2007. Segundo estudo da FVG EMAp, os cariocas passaram de 50,7% de chances de atingir a marca para 21,7%.

Por outro lado, o time comandado por Jorge Jesus ainda pode se manter otimista em relação à possibilidade de equiparar o aproveitamento recorde da era dos pontos corridos, estabelecido pelo Cruzeiro, também em 2003. Na ocasião, a Raposa foi campeã com aproveitamento de 72% dos pontos disputados. De acordo com o relatório, o Rubro-Negro tem 93,3% de chances de alcançar o feito, conquistando pelo menos 82 pontos.

Empate diminuiu chances do Flamengo ser campeão com antecedência recorde (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A missão de obter o melhor aproveitamento de todos os tempos, porém, é mais difícil, já que o time precisaria chegar a 96 pontos para conquistar 84,2%. O recorde pertence ao Internacional que, no ano de 1976, levantou o troféu com um desempenho de 84,1%.

O estudo divulgado pela FGV EMAp ainda revelou probabilidades relacionadas ao rebaixamento. Segundo o relatório,  a média histórica de 43 pontos deve ser suficiente para que as equipes escapem do descenso. Os dados indicam que há 95,3% de chances de evitar o Z4 ao final do campeonato com essa pontuação.

Futebol