Há 19 anos, Flamengo batia o São Paulo e era campeão em Manaus

Em 1996, Sávio fez três gols na decisão da Copa Ouro, disputada no terreno onde foi erguida a Arena da Amazônia e deu o título aos cariocas; Rogério Ceni foi titular na partida

Não é a primeira vez que Flamengo disputa um título contra o São Paulo em Manaus, justamente no terreno em que hoje é localizada a Arena da Amazônia. Em 1996, as duas equipes se enfrentaram no Estádio Vivaldo Lima – demolido para a construção da Arena para a Copa do Mundo do ano passado – pela Copa Ouro. O Rubro-Negro acabou se sagrando campeão ao vencer o Tricolor por 3 a 1, com três gols de Sávio.

A Copa Ouro de 1996 foi a terceira e última edição do torneio, que era organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Participaram quatro times da competição. Além de Flamengo e São Paulo, Grêmio e Rosário Central, da Argentina, disputaram o torneio.

Os escolhidos a participar da Copa Ouro eram com base nos desempenhos anteriores em competições também organizadas pela Conmebol. O Flamengo foi classificado para o torneio após ser vice-campeão da Supercopa de 1995. Já o São Paulo participou por ter sido campeão da Copa Master da Conmebol de 1996. O Grêmio foi chamado por conquistar a Copa Libertadores de 1995 e o Rosário Central, por ser campeão da Copa Conmebol de 1995.

A escalação do Fla na final foi Roger, Paulo Cesar, Fabiano, Ronaldão e Gilberto; Mancuso, Márcio Costa, Nélio (Adilson) e Fábio Baiano (Iranildo); Marques e Sávio. Já o São Paulo teve Rogério Ceni; Luizinho Netto, Pedro Luiz, Bordon e Guilherme; Belletti (Fábio Melo), Sandoval (Adriano), Edmílson e André; Valdir (França) e Aristizábal, autor do gol de honra dos paulistas.

Neste domingo, as equipes se reencontrarão para brigar pela taça do Torneio Super Series a partir das 15h no horário local (17h de Brasília). O Flamengo, de Vanderlei Luxemburgo, deve ter Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Samir e Anderson Pico; Cáceres, Canteros, Arthur Maia e Everton; Marcelo Cirino e Alecsandro. O São Paulo, do interino Milton Cruz, faz mistério, mas pode ter Rogério Ceni; Bruno (Hudson), Lucão, Edson Silva e Carlinhos; Denilson, Souza (Thiago Mendes), Michel Bastos e Ganso; Alexandre Pato (Luis Fabiano) e Alan Kardec.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...