Itajaí Sailing Team garante o tricampeonato na Copa Veleiros de Oceano na IRC

Atualizado

O Itajaí Sailing Team (IST) venceu pelo terceiro ano consecutivo a Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, um dos mais tradicionais eventos da vela catarinense. O time largou por volta das 10h17min da sede do clube, na Prainha, e percorreu as 75 milhas náuticas (cerca de 120 km) da prova no tempo de 10h40m58s.

Itajaí Sailing Team na regata Volta a Ilha. Foto: Divulgação/IST 

O time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina também garantiu o Troféu Fita Azul e trouxe novamente para Itajaí o Troféu Transitório Professor Martins, entregue ao primeiro barco a encerrar a prova, e o troféu da 51ª Regata de Volta à Ilha, na categoria IRC. Com esse resultado, o time itajaiense garantiu a primeira colocação na Copa Veleiros de Oceano, na mesma categoria. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (11).

“Não foi uma prova fácil. A falta de ventos fez com que levássemos mais de dez horas para fazermos o mesmo trajeto que fizemos em 7h43m46s no ano passado [quando o IST quebrou o recorde histórico da prova], mas isso só provou que nossa tripulação está entrosada e que nosso barco está em excelentes condições técnicas”, diz o manager e comandante do time, Alexandre Santos.

“Com essa performance, mais uma vez o time embaixador da vela oceânica de Itajaí e Santa Catarina trouxe para sua cidade sede três troféus: o primeiro lugar na Regata Volta a Ilha de Santa Catarina e campeão da Copa Veleiros de Oceano e o Troféu Transitório Professor Martins”, acrescenta Santos.

Premiação da Volta à Ilha. Foto: Divulgação/IST 

Destaques

Além dos excelentes resultados conquistados pelo time neste ano, tripulantes do Itajaí Sailing Team também se destacaram na Copa Veleiros, nas mais diversas categorias. O velejador Edmundo Grisard, tripulante do IST, foi o primeiro colocado na Copa Veleiros de Monotipos: classe Laser Standard. Seu filho Henrique Grisard, que também já tripulou o barco itajaiense, foi o segundo lugar nesta mesma categoria.

Os jovens velejadores Brenda Furlin e José Irineu, também tripulantes do IST, também garantiram seus espaços no podium. Irineu foi o primeiro colocado na Copa Veleiros de Monotipos: classe Laser Radial. Brenda, terceira colocada na Copa Veleiros de Optimist, categoria Veterano Feminino. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

Mais Esportes