Localização das provas de triatlo no Jasc dará maior visibilidade à modalidade

Atualizado

O percurso das três modalidades vai dar maior visibilidade ao triatlo, masculino e feminino, nesta edição dos Jogos Abertos. A ordem de largada será a natação (750 metros), no Rio Benedito, na sequência o ciclismo (2,3 quilômetros em direção a Benedito Novo) e por último a corrida, num total de cinco quilômetros, que corresponde a quatro vezes o percurso no complexo do Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó.

A ordem de largada será a natação (750 metros), no Rio Benedito, na sequência o ciclismo (2,3 quilômetros em direção a Benedito Novo) e por último a corrida – Foto: Divulgação/ND

O simpósio que definirá os detalhes das provas será nesta sexta-feira (8) e as provas no sábado (9). O esporte é uma combinação das três modalidades, que acontecem em sequência e sem interrupções.

De acordo com a coordenadora técnica, Naída Freitas, o local das provas ao contrário dos últimos anos é no Centro da Cidade e pode ser acompanhando pelo público. É o caso da corrida no Parque de Eventos, local bastante frequentado em Timbó.

O número de municípios participantes nesta edição dos Jasc é recorde. São 25 no masculino e 15 feminino. Dependendo das condições do rio, a natação pode ser substituída pela corrida.

História

O triatlo surgiu em San Diego, nos Estados Unidos, na década de 1970. No entanto, foi só em 1978, que a modalidade teve uma competição oficial. Na ocasião, os atletas foram testados para descobrir qual deles possuía o melhor condicionamento físico entre os ciclistas, nadadores e corredores.

A estreia do triatlo olímpico aconteceu nos Jogos de Sidney, em 2000, depois de serem feitas algumas alterações de normas pela União Internacional de Triatlo (ITU) para tornar o esporte mais atrativo Por ser uma prática que envolve a natação, o ciclismo e a corrida, o esporte fortalece os músculos de todo o corpo e proporciona resultados não só para o físico, como também o psicológico.

Mais conteúdo sobre

Jasc 2019