Luiz Mendes é o destaque da Copa Costão do Santinho Fecasurf SCQS6000

Atualizado

Luiz Mendes venceu as categorias Júnior e Mirim. Foto: Basílio Ruy

Ondas pesadas encerraram a Copa Costão do Santinho Fecasurf SCQS 6.000, evento válido pela segunda etapa do Circuito Fecasurf SCQS2019 e que abre as comemorações do aniversário de de 346 anos de Florianópolis. O principal destaque foi o surfista de Barra do Sul, Luiz Mendes, campeão da Júnior, e que levou uma das vagas oferecidas para disputa do Floripa Pro Surf neste final de semana. O surfista do Santinho, Marlon Klein, vencedor da categoria Open, ficou com a outra vaga oferecida na abertura no Circuito Catarinense de Surf Profissional.

O sol e céu azul predominaram no sábado e as ondas subiram durante dia, com 1,5 metro na série. O domingo amanheceu nublado, sem vento e com ondas pesadas, chegando a dois metros, dificultando a vida de muitos atletas. Quem pareceu não ter dificuldades nessas condições foi o surfista de Barra do Sul(SC) Luiz Mendes, que cravou a melhor nota (9.50) e o melhor somatório da competição (18.50). O garoto de 15 anos disputou nove baterias no domingo decisivo, marcando presença em três finais na etapa, vencendo duas e ficando em segundo em outra. “Atingi meu objetivo que era buscar uma das vagas oferecidas pela Fecasurf aos campeões da Junior e Open. Agora meu foco está na Joaquina, onde ficarei durante essa semana treinando, e tentar buscar outro grande resultado, se Deus quiser”, declarou Mendes.

Após 66 baterias e 910 ondas surfadas em 10 categorias, a Copa Costão do Santinho 2019 teve cinco categorias decididas no sábado e outras cinco no domingo. O paranaense Anuar Chiah comemorou o título da Petiz, mostrando domínio na categoria desde as primeiras baterias do evento. Na Infantil foi a vez do local da Joaquina Gabriel Ogasahara sair carregado do mar com o título da categoria nas mãos e importantes pontos no ranking estadual. Aproveitando a boa fase nas competições, Caetano Silveira colocou em prática sua bela linha de surfe no Santinho e venceu a categoria Iniciantes. Caetano já havia mostrado seu bom momento na semana anterior, quando também venceu o Surf Treino ASJ Kids, na Praia da Joaquina, onde é treina diariamente.

As disputas na Feminino Infantil tem se tornado cada vez mais acirradas entre as meninas, que mostram franca evolução. A surfista da Praia da Guarda do Embaú, Maria Amélia, atual campeã catarinense, venceu a etapa e defende o título conquistado na temporada passada com autoridade. Na Feminino Mirim, Kiany Hyakutake deixou a Praia do Santinho com a primeira posição, mesmo posição conquistada na Feminino Open, que teve a final disputada no domingo. Focada, Hyakutake superou a gaúcha Yasmin Dias, Pamela Mel e Laura Maciel.

A final Master foi apelidada de o “clássico do norte da Ilha”. A bateria decisiva tinha Álvaro Bacana e Adriano Lemos, locais da Praia do Santinho; e Jorge Correa e Gabriel Picolli, da Praia Brava. A festa foi local, com vitória do inspirado Adriano Lemos, o popular “Barriga”, surfando no crítico desde o primeiro round. Desde sábado Luiz Mendes já mostrava sincronia total com o Santinho para estabelecer as maiores marcas da competição e imprimir um ritmo forte com performances sólidas. O local de Barra do Sul(SC) iniciou sua trajetória vitoriosa no último dia de evento conquistando o título Junior, e de quebra, ficou com a primeira vaga oferecida ao vencedor da categoria para a disputa na Joaquina na próxima semana.

O rolo compressor com placa de Barra do Sul(SC) continuou fazendo estrago e dessa vez foi na Mirim, com mais uma atuação de gala de Luiz Mendes, em mais uma vitória. A open finalizou com sucesso a Copa Costão do Santinho Fecasurf SCQS 6.000. Além da excelente premiação, estava em jogo mais uma vaga destinada ao campeão para disputar o Floripa Surf Pro 2019 na Joaca. A vitória ficou com Marlon Klein, atual campeão catarinense Open. Luiz Mendes, em segundo, Ramiro Rubim em terceiro e Eduardo Voltolini, em quarto lugar, completaram a final.

Agora as atenções estão voltada para a Praia da Joaquina para a disputa do Floripa Surf Pro, que começa nessa próxima sexta-feira, 22 de março, e vai até o domingo, 24. A competição vale pontos para os rankings profissionais da Fecasurf e Abrasp, além da excelente premiação de R$ 20 mil distribuídos na etapa, com o campeão embolsando R$ 5.250,00 pela vitória.

A segunda etapa da Copa Costão do Santinho do Circuito SCQS Fecasurf 2019 teve a apresentação da prefeitura de Florianópolis. Patrocínio: Costão do Santinho. Apoio: Secretaria de Cultura Esporte e Juventude, Pro Side, Cia Wax, Mar Aberto Restaurante e Doca´s Restaurante. Realização ASIS (Associação de Surf Ingleses e Santinho). Supervisão técnica: Fecasurf. Obs.: O ranking do Circuito Catarinense Fecasurf 2019 em breve será divulgado com o resultado das duas etapas realizadas até o momento.

COPA COSTÃO DO SANTINHO 2019
RESULTADOS
Open
1º- Marlon Klein
2º- Luiz Mendes
3º- Ramiro Rubim
4º- Eduardo Voltolini

Junior
1º- Luiz Mendes
2º- Swell Henrique
3º- Guilherme Santos
4º- Daniel Gehlen

Mirim
1º- Luiz Mendes
2º- Kayki Araújo
3º- Caetano Silveira
4º- Lucas Catapam

Petiz
1º- Anuar Chiah
2º- Yuri Gabriel
3º- Cauã Medeiros
4ª- Luiza Rosa Teixeira

Infantil
1º- Gabriel Ogasahara
2º- Anuar Chiah
3º- Antonio Vitorino
4º- Guilherme Pacheco

Master
1º- Adriano Lemos
2º- Jorge Correa
3º- Álvaro Bacana
4º- Gabriel Picolli

Iniciantes
1º- Caetano Silveira
2º-Lucas Cainan
3º- Davi Glazer
4º- Anuar Chiah

Feminino Infantil
1ª- Maria Amélia
2ª- Alexia Monteiro
3ª- Luara Mandelli
4ª- Joana Camila Machado

Feminino Mirim
1ª- Kiany Hyakutake
2ª- Pamela Mel
3ª- Yasmin Dias
4ª- Lanai Henrique

Feminino Open
1ª- Kiany Hyakutake
2ª- Yasmin Dias
3ª- Pamela Mel
4ª- Laura Maciel Raupp

Surfe

Nenhum conteúdo encontrado