Maior evento de windsurf das Américas começa nesta sexta, em Palhoça

Atualizado

Com rajadas de mais de 20 nós, o vento sul soprou forte nesta quinta-feira (31) na Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça (SC), e os melhores windsurfistas da América do Sul sentiram na pele as dificuldades impostas pela raia mexida do 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship.

Etapa de windsurf acontece nesse final de semana, em Palhoça – Foto: Mark Zielinski/divulgaçãoND

A partir desta sexta-feira, mais de 30 velejadores de quatro países lutam pelos títulos sul-americanos nas divisões Open (masculino e feminino), Youth, Junior, Master e Grand Master na modalidade Slalom, a mais rápida do windsurf.

As previsões indicam ventos fracos de direção norte para a abertura, mas que devem se intensificar ao longo de sábado (2) e mudar novamente para a direção sul no domingo (3).

Ventos são bem-vindos

Principal favorito ao título, o paulista Mateus Isaac aproveitou para testar o equipamento e ficou surpreso positivamente com as condições da raia, apesar de mexido. “Está sensacional. Campeonato tem que ter vento e esse vai ter”, disse Mateus, que atualmente é o nono colocado do ranking mundial, um feito para o windsurf brasileiro.

Defensor do título sul-americano conquistado ano passado, o peruano Alessio Botteri também aproveitou para treinar na raia da Ponta do Papagaio. “Está muito complicado, mas para um campeonato as condições são boas. Quero me divertir muito em primeiro lugar e depois ter bons resultados”, declarou, entre um intervalo do treino.

Presença catarinense

Outro velejador que confirmou presença é o multicampeão Wilhelm Schurmann. O catarinense já liderou por cinco vezes o ranking de Fórmula Windsurfing e tem grande experiência na Slalom.

Entre as mulheres, destaque para a peruana Maria Belen Bazo, já classificada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na classe olímpica da RS:X. A pernambucana Bruna Martinelli vem embalada pelo título da Copa Brasil de Vela, também na classe olímpica, disputada em Brasília.

O 2019 ISSO IFCA South American Slalom Championship é chancelado pela IWA (Internacional Windsurf Association) e poderá ser acompanhado na Arena ISSO, montada em frente à rua 800 para atender público e atleta.

PROGRAMAÇÃO

1°/11 – Sexta-feira

9h – Cerimônia de Abertura

10h – Reunião dos velejadores

10h30 – Velejadores à disposição da CR

11h – Possível início das regatas

*após o término da última regata do dia haverá reunião dos velejadores.

20h – Jantar especial para os velejadores na Pousada da Ilha do Papagaio.

02/11 – Sábado

9h – Reunião dos velejadores

10h – Velejadores à disposição da CR

10h30min – Possível início das regatas

*após a última regata do dia haverá reunião dos velejadores

18h30min – Show com músico Nathan Malagoli.

03/11 – Domingo

9h – Reunião de velejadores

10h – Velejadores à disposição da CR

10h30min – Possível início das regatas

** a última regata deverá iniciar no máximo até as 15h.

Cerimônia de premiação será realizada após o término da última regata.

Mais conteúdo sobre

Mais Esportes