Maratona 42K de Floripa movimenta a Capital no próximo domingo

Atualizado

Data já consolidada no calendário dos atletas profissionais e corredores de rua do Brasil e de países vizinhos, a Maratona Internacional de Florianópolis de 42k acontece neste domingo (23) com largada a partir das 6h30 e saída da Beira-Mar do Estreito. A corrida terá três trajetos (42k), Meia de Floripa (21k) e a Joy Run (10k). Até a data da prova, haverá uma ampla programação como a Expo 42 com palestras, mesas-redondas e eventos com dicas de como enfrentar longas distâncias na prova.

Mais de 12 mil atletas já estão inscritos na Maratona de 42K de Florianópolis – Norte Marketing Esportivo/Divulgação/ND

Segundo a organização do evento, 12,5 mil atletas já estão confirmados para uma das três distâncias. Além da maratona, a prova conta ainda com a Meia de Floripa (21k) e a Joy Run (10k). Em todos os trajetos, o destaque fica por conta da passagem pelas pontes que unem a Ilha ao Continente.

A temperatura é um dos destaques que faz com que os atletas estrangeiros e de outras cidades escolham participar da 42k de Florianópolis. Felipe Fernandes, diretor de produção da Norte Marketing Esportivo, que organiza a prova, destacou que esse fator. “Os termômetros da cidade costumam registrar de 13º a 21º C, temperatura ideal para evitar o desgaste físico extremo ao correr uma maratona, o que, somado ao percurso plano, torna o trajeto veloz e ideal para a quebra de recordes pessoais”.

A partir desta edição a prova será chancelada pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo) e valerá índice de classificação de provas pelo Brasil e pelo mundo como a Maratona de Boston, que faz parte das seis “World Marathon Majors”. A previsão é que os primeiros colocados terminem a prova em 2h25, no masculino, e 2h50, no feminino.

Reconhecimento internacional e movimentação econômica

Segundo a organização do evento, 83% dos corredores que já confirmaram presença são de outros Estados brasileiros como São Paulo, Paraná e Minas Gerais e a competição atrai atletas da Argentina, Chile, Guatemala e França. Essa porcentagem significativa chama atenção de empresas que incentivam a prática esportiva como por exemplo, a BMW, estreante como patrocinadora oficial e repetirá em Florianópolis ações que já realizadas nas grandes provas do circuito mundial como a Maratona de Berlim.

Evento deve movimentar milhões de reais e gerar postos de trabalho segundo a organização – Norte Marketing Esportivo/Divulgação/ND

O diretor de Marketing da Norte, Guilherme Accursio, destacou a presença da empresa alemã no evento. “Ter um parceiro como a BMW é um orgulho muito grande para nós e destaca o crescimento da prova e a sua representatividade em sua segunda edição. É uma marca que representa a mais alta qualidade, performance e velocidade, atributos que também encontramos nos 42k de Floripa”.

A expectativa é que a Maratona Internacional de Florianópolis movimente R$ 2,2 milhões incluindo o turismo na Capital catarinense. A organização estima que o evento possa gerar 450 postos de trabalho e mais de 20 empresas locais acionadas.

Trânsito:

A largada acontece na Beira-mar Continental, no bairro Estreito, e será em três pelotões: 42k, às 06h30; 21k, às 06h45; e 10k, às 07h. Em todos os trajetos, as Pontes Colombo Salles (1.227m) e Ponte Pedro Ivo Campos (1.252m, sentido continente) terão uma pista bloqueada, da mesma forma que na Avenida Beira-Mar Norte. “Nosso principal cuidado, além de oferecer um evento extremamente organizado para os corredores, é gerar o menor impacto possível na mobilidade dos moradores, mesmo com o fechamento parcial de 42km de vias”, diz Fernandes. (Confira o mapa de bloqueios abaixo)

Trechos de bloqueios durante a Maratona de 42K de Florianópolis- Norte Marketing Esportivo/Divulgação/ND

Expo 42k de Floripa

Os atletas poderão retirar os kits de corrida e o número de peito para participarem do evento e podem desfrutar de uma programação de conteúdo ampla e expositores que oferecem produtos novos e acessórios para que os corredores tenham uma performance melhor e também de uma loja oficial com produtos exclusivos do evento.

A Expo dos 42k de Floripa estará aberta ao público (atletas e não atletas) na quinta-feira (20), sexta (21) e no sábado (22), no Iguatemi Florianópolis – Piso G3 e vai contar com palestras sobre o percurso, mesas-redondas com profissionais da saúde e do esporte que vão trazem dicas de como enfrentar longas distâncias e a preparação para a corrida. Os atletas poderão ainda desfrutar de aulas gratuitas de alongamento e meditação na Academia Fórmula do Shopping Iguatemi Florianópolis. (Confira a programação abaixo).

Serviço:

O quê: 42k de Floripa – Maratona Internacional da cidade de Florianópolis

Quando: 23/06/2019

Onde: Beira Mar Continental (Balneário Estreito) – Av. Claudio A. Barbosa s/n

Largada: 42k – 6h30; 21k – 06h45; 10k – 07h

Inscrições: www.42kdefloripa.com

Retirada de kits

Local: Shopping Iguatemi – Florianópolis (Av. Madre Benvenuta, 687 – Santa Monica – Piso G3)

Data e Horário: 20 e 21/06 – 10h às 20h; 22/06 – 10h às 18h

Programação de palestras na Expo 42K de Floripa:

Quinta-feira (20)

11h e 15h – PALESTRA com profissionais do Centro Winner sobre nutrição, psicologia, fisioterapia e treinamento e da Run The City Assessoria Esportiva apresentando os detalhes do percurso.

14h – MESA REDONDA

Tema: A busca do Índice para Boston com atletas convidados e profissionais da Run The City Assessoria

Sexta-feira (21)

15h – Bate-papo com Simone Ferraz campeã de 2018 e dicas do Percurso com Run The City Assessoria Esportiva

Sábado (22)

11h – PALESTRA com time de profissionais do Centro Winner sobre nutrição, psicologia, fisioterapia e treinamento e Run The City Assessoria Esportiva apresentando os detalhes do percurso.

14h – MESA REDONDA

Tema: Mulheres na corrida com as convidadas: Nadiara Pereira, já correu algumas maratonas e nesta estreia em Floripa busca pelorecorde nos 42; Sabine Weiler, jornalista e está em busca do recorde pessoal nesta prova; Andrea Pasold, juíza, mãe, apaixonada pela prova e vai correr os 21k; Ana Paula Martins Flôres, cientista Social e vai buscar índice para Boston; Roberta Callegarine Diacov, fonoaudióloga e está grávida de 10 semanas. Vai correr os 42k); e Maiara Vargas, educadora física, mãe e corredora.

15h – PALESTRA com o time de profissionais do Centro Winner sobre nutrição, psicologia, fisioterapia e treinamento e da Run The City Assessoria Esportiva apresentando os detalhes do percurso.

Corrida