Maratona alvinegra: Figueirense fará sete jogos em intervalo de 28 dias

Na semana que marca o retorno da elite do futebol nacional em campos de norte a sul do País, a reflexão sobre o calendário voltou a ser tema. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Brusque, no título do Figueirense da Recopa Catarinense, o técnico Hemerson Maria voltou a criticar a distribuição dos jogos ao longo do ano. Depois de um mês “parado” o clube prepara-se para uma maratona de sete jogos em 28 dias o que, segundo a matemática, representa um jogo a cada quatro dias.

Leia mais

Aos torcedores alvinegros com saudade, uma grande notícia: serão sete jogos nos próximos 30 dias sendo que cinco deles acontecem compactamente no mês de julho. Para jogadores, comissão técnica e demais envolvidos no futebol trata-se de uma sequência quase criminosa. Ao menos nas palavras de Hemerson Maria que, sempre que pode, questiona a formatação das datas.

“Quem tem o interesse direto nisso, que são os jogadores e os treinadores, não são ouvidos”, criticou Maria, após a vitória sobre o Brusque.

Além dos jogos próximos um do outro, há no Brasil o adendo de ser um país com dimensões continentais. Se na Série A os jogos são mais concentrados, na Série B a geografia é mais exigente.

A sequência desse mês, apesar de intensa, não prevê maiores deslocamentos. Depois do duelo contra o América-MG, dia 13, o Furacão faz duas partidas em casa contra o Londrina, 19, e Paraná, 23, respectivamente. No dia 27 vai ao Sul do Estado para o duelo contra o Criciúma e “fecha” sua participação de julho no dia 30, no Orlando Scarpelli, contra o Vitória.

Em agosto encara o Vila Nova, em Goiânia, no dia 2 e, só aí, terá o maior intervalo entre os jogos: encara o Coritiba, em Curitiba, dia 10.

O primeiro turno ainda reserva Ponte Preta, em Florianópolis; Cuiabá (f), CRB (c) e Operário, no Paraná. Esses jogos, no entanto, ainda não foram desmembrados pela CBF.

“Eu preferia que o campeonato seguisse [na parada para Copa América] e o intervalo entre os jogos fosse maior”, opinou o técnico Hemerson Maria.

Cronograma alvinegro:

América-MG x Figueirense – 9ª rodada – 13/07

Figueirense x Londrina – 10ª rodada – 19/07

Figueirense x Paraná – 11ª rodada – 23/07

Criciúma x Figueirense – 12ª rodada – 27/07

Figueirense x Vitória – 13ª – 30/07

Vila Nova x Figueirense – 14ª – 02/08

Coritiba x Figueirense – 15ª – 10/08

Figueirense x Ponte Preta* – 16ª

Cuiabá x Figueirense* – 17ª

Figueirense x CRB* – 18ª

Operário x Figueirense* – 19ª

*jogos ainda não definidos pela CBF

Futebol