Conteúdo por Gazeta Esportiva

Maratona do Rio divulga alterações nos percursos de 21km e 42km

A Maratona do Rio, maior festival de corridas da América Latina, divulgou nesta terça-feira alterações no percurso da Meia Maratona Olympikus (21 km) e da Maratona do Rio Cosan (42 km), necessárias por conta da interdição da Avenida Niemeyer por determinação judicial após constantes episódios de deslizamentos na via. O evento acontece nos dias 22 e 23 de junho.

(Foto: Divulgação)

“Não podemos de forma alguma colocar os corredores em riscos e nem esperar por mudanças em decisões judiciais. Não estamos medindo esforços para entregar a melhor experiência para os corredores e para a cidade. Sabemos de todo o esforço e dedicação feito por quem vai participar das nossas provas”, disse Claudio Romano, CEO da Dream Factory que organiza a prova junto a Spiridon Eventos.

Para aos atletas que irão correr os 42 quilômetros no dia 23 de junho, a largada, que antes era na Praia do Pontal, no Recreio, agora será no Aterro do Flamengo. Após a largada, os atletas irão em direção ao centro da cidade, relembrando um percurso histórico, que também foi explorado nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Logo, os participantes irão passar pela Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Igreja de São José, Candelária, Pira Olímpica, Centro Histórico e Boulevard Olímpico, mantendo a rotina de cartões postais da cidade, o que é uma tradição da Maratona do Rio. Na sequência, a prova volta para o Aterro, seguindo para Copacabana e Ipanema, até fazer a volta no final da praia do Leblon, para retornar em direção ao Aterro, passando também pelo Leme no trajeto de volta.

Já na Meia Maratona, que será realizada um dia antes, a largada será feita no final da praia do Leblon e seguirá um percurso já conhecido pelos corredores e utilizado em outras provas. Os atletas passarão pela orla do Leblon, Ipanema, Copacabana, Centro Histórico e retornarão para o Aterro do Flamengo.  Com as mudanças, a altimetria das provas também diminui.

Com as alterações no percurso, a organização irá antecipar a largada da Maratona minimizando, com isso, o impacto no trânsito da cidade. A largada da Maratona será às 5h30 e da Meia às 6h30, seguindo em onda até que todos iniciem suas provas.

As provas de curta distância (5 km e 10 km) seguem no Aterro do Flamengo, com horário de largada a partir de 8h. As duas provas largam próximo as ruas Barão do Flamengo e Almirante Tamandaré na pista mais próxima do mar, no sentido Zona Sul – Centro. Os 5 km vão até o MAM e retornam, enquanto os 10 km farão o retorno no túnel Marcelo Alencar. A Maratoninha Gloob também permanece no Aterro do Flamengo, com horário de largadas a partir de 8h.

PROGRAMAÇÃO

Sábado – 22 de junho de 2019

Meia Maratona Olympikus (21km) e Maratoninha Gloob

Domingo – 23 de junho de 2019

5km, 10km e Maratona do Rio Cosan (42km)

Mais Esportes