Conteúdo por Gazeta Esportiva

Noruega vence Austrália nos pênaltis e se classifica na Copa do Mundo

Atualizado

Depois da classificação da Alemanha para as quartas de final da Copa do Mundo de futebol feminino, a Noruega também garantiu uma vaga na próxima fase após jogo emocionante. As norueguesas empataram com a Austrália em 1 a 1 com a bola rolando e conquistaram a vitória na disputa de pênaltis. Herlovsen e Kellond-Knight marcaram no tempo normal.

As Matildas pressionaram no começo da partida, criando boas chances de abrir o placar, mas a camisa 9 norueguesa não desperdiçou quando teve a oportunidade e colocou sua equipe na frente. No segundo tempo, a Austrália se esforçava para se recuperar, mas faltava pontaria. Até que Kellond-Knight marcou gol olímpico e levou a partida para a prorrogação.

No tempo adicional, as australianas ficaram com uma jogadora a menos com a expulsão de Kennedy e sofreram pressão até o final, mas as norueguesas não conseguiram mandar a bola para dentro. Nos pênaltis, as australianas erraram duas vezes, enquanto as adversárias acertaram todas e se classificaram.

Agora, a Noruega aguarda o vencedor do confronto entre Inglaterra e Camarões, que ocorre neste domingo (23), às 12h30 (de Brasília), em Valenciennes. O jogo da próxima fase está marcado para quinta-feira (27), às 16h, no  Stade Océane, em Le Havre.

Primeiro tempo

A Austrália criou duas grandes chances logo nos primeiros cinco minutos de jogo. Primeiro com Kerr, que recebeu passe em profundidade na área, cortou bonito e chutou rasteiro, próximo à trave direita da Noruega. Pouco depois, Raso foi lançada na direita, fez o um-dois com Kerr e finalizou para a defesa da goleira Hjelmseth.

No entanto, foram as norueguesas que tiraram o zero do placar, aos 31 minutos. Saevik achou Herlovsen e a camisa 9 tocou na saída de Williams para colocar as nórdicas em vantagem.

Pouco antes do final da primeira etapa, as Matildas quase tiveram a chance de empatar. A árbitra Riem Hussein marcou toque de mão de Thorisdottir dentro da área e assinalou o pênalti. Mas, após consulta ao VAR, ela voltou atrás e anulou a marcação.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, as australianas tentaram retomar a pressão do início do jogo, mas faltou pontaria para igualar o marcador. Aos 14 minutos, Kerr recebeu nas costas da defesa e mandou para o fundo das redes, mas o impedimento foi assinalado e o gol foi invalidado. As Matildas seguiram criando e procurando o empate, ficando mais tempo com a bola, mas sem o capricho necessário para ter sucesso.

Contudo, aos 38 minutos, a defesa da Noruega se desentendeu em escanteio de Kellond-Knight. Em cobrança baixa, a bola passou por todo mundo e entrou direto. Empate australiano com gol olímpico na Copa do Mundo.

As norueguesas, porém, quase evitaram a prorrogação. Já nos acréscimos, Graham chutou na trave e a bola praticamente atravessou a linha na última grande grade chance do tempo regulamentar.

Prorrogação 

Nos primeiros 15 minutos adicionais, a Noruega foi a responsável pelas chances mais perigosas, exigindo belas defesas de Williams para salvar as australianas. Aos quatro minutos, a arqueira evitou gol de Boe Risa. Pouco depois, defendeu chute de Graham.

Para piorar a situação das Matildas, Kennedy levou o cartão vermelho direto por falta em contra-ataque norueguês. A defensora puxou a camisa de Utland e a impediu que alcançasse a bola e ficasse cara a cara com Williams. Cinco minutos depois, Boe Risa quase marcou ao ver a goleira adversária adiantada e arriscar de longe, mas mandou no travessão.

No entanto, as norueguesas não souberam aproveitar a superioridade numérica no segundo tempo. A equipe até criou chances, porém a Austrália conseguiu se segurar e levou a decisão para a disputa de pênaltis. Nas penalidades, as nórdicas foram mais eficientes e carimbaram o passaporte para as quartas de final do torneio.

Pênaltis 

Graham (NOR) – Gol

Kerr (AUS)- Perdeu

Reiten (NOR) – Gol

Gielnik (AUS) – Perdeu

Mjelde (NOR) – Gol

Catley (AUS) – Gol

Engen (NOR) – Gol

FICHA TÉCNICA

NORUEGA 1 (4) X (1) 1 AUSTRÁLIA

Local: Stade de Nice, em Nice, na França

Data: Sábado, dia 22 de junho de 2019

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitra: Riem Hussein (ALE)

Assistentes: Kylie Cockburn (ESC) e Mihaela Tepusa (ROM)

VAR: Felix Zwayer (ALE)

GOLS: Herlovsen, aos 31 minutos do primeiro tempo (Noruega); Kellond-Knight, aos 38 minutos do segundo tempo (Austrália)

Cartões amarelos: Minde, Utland e Boe Risa (Noruega)

Cartão vermelho: Kennedy (Austrália)

NORUEGA: Hjelmseth; Moe Wold (Hansen), Mjelde, Thorisdottir e Minde; Saevik (Maanum), Boe Risa, Engen e Reiten; Graham e Herlovsen (Utland). 

Técnico: Martin Sjogren

AUSTRÁLIA: Williams; Carpenter (Harrison), Kennedy, Catley e Kellond-Knight (Polkinghorne); Logarzo, Van Egmond (Roestbakken) e Yallop; Raso (Gielnik), Kerr e Foord.

Técnico: Ante Milicic

Mais conteúdo sobre

Copa do Mundo Feminina