O que está em jogo nas partidas do fim de semana do Brasileirão

Atualizado

Faltando sete rodadas para o fim da Série A 2019, há apenas uma certeza – o Flamengo já está classificado para a fase de grupos da Libertadores –, alguns encaminhamentos e muitos destinos em aberto.

Neste fim de semana, com a 32ª rodada, há a possibilidade matemática de mais uma confirmação: a queda do Avaí para a Série B. Se perder para o Botafogo no Rio de Janeiro e Fluminense ou Cruzeiro vencerem seus jogos, o destino do Leão da Ilha estará selado.

Avaí busca segue em busca de um milagre para se salvar do rebaixamento – Foto: Frederico Tadeu/ND

A rodada marcada por três clássicos pode confirmar o Palmeiras na Libertadores do ano que vem se o Verdão vencer o confronto contra o principal rival, o Corinthians. Restaria apenas esperar para saber em que fase da competição continental ele estaria.

O Santos pode manter a folga também na disputa pela Libertadores enquanto Grêmio, São Paulo, Corinthians e Inter tentam consolidar suas posições de olho na América.

Leia também: 

Os jogos

Goiás X Santos 

O Goiás entra em campo buscando diminuir a diferença de seis pontos para o Corinthians – primeira time na zona da pré-Libertadores – e voltar a disputar uma competição continental.

Já para a equipe santista, o sonho do título nacional ainda é um objetivo, embora distante. Além disso, o Santos espera garantir logo a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.

Palmeiras X Corinthians

Além de seguir na caça ao Flamengo, o Verdão pode sacramentar a vaga na Libertadores e praticamente confirmar a fase de grupos. Para isso, precisa vencer o rival no clássico.

O Timão também segue vivo na disputa de uma vaga para a fase de grupo. A equipe está a cinco pontos do Grêmio – primeiro na zona de classificação direta.

Internacional X Fluminense

O colorado é mais um time na disputa por vaga na Libertadores. A diferença para o quarto colocado é de sete pontos. Entretanto, para a fase de grupos a diferença é apenas dois pontos.

A situação do Fluminense é oposta à do seu adversário. Na 15º colocação, está apenas um ponto à frente do Botafogo, primeiro time do Z4.

Cruzeiro X Altético Mineiro

A vida da Raposa não está sendo fácil desde o começo do campeonato. Com 34 pontos, o Cruzeiro é o primeiro time fora da zona de rebaixamento e segue na disputa acirrada para escapar da degola.

O Galo também não está muito tranquilo no meio da tabela. Com 39 pontos, sonha em vencer o rival para distanciar de vez da parte baixa da tabela e afundar o rival.

São Paulo X Athletico

Na zona da pré-Libertadores, o Tricolor segue na luta para tentar uma vaga direta. Em caso de vitória, o São Paulo pode ultrapassar o Grêmio e entrar no G4.

Atual campeão da Copa do Brasil, o Athletico-PR tem vaga garantida na Libertadores, mas segue forte no Brasileiro, invicto a seis jogos.

Flamengo X Bahia

Com 97% de chances de título, o Flamengo espera casa cheia para aumentar a diferença que já é de oito pontos do Palmeiras.

O Bahia ainda sonha em voltar para a Libertadores após mais de 30 anos. Com 43 pontos, a equipe pretende diminuir ao menos a diferença de 10 pontos do Corinthians.

Chapecoense X Grêmio

A Chape tenta uma arrancada para fugir do rebaixamento. O Verdão amarga a vice-lanterna e precisa tirar 12 pontos de diferença para o Cruzeiro em apenas 21 ainda em disputa. A

lém disso, o Grêmio espera chegar à quinta vitória consecutiva e se manter à frente dos rivais para a vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Caso perca, pode ser ultrapassado pelo São Paulo.

Fortaleza X Ceará

O clássico cearense pode valer a vida no Brasileirão. Tanto o Ceará quanto o Fortaleza estão com 36 pontos e seguem na luta para escapar da zona de rebaixamento e garantir uma vaga para a Sul-Americana.

Entretanto, a diferença para o Z4 é de apenas três pontos, mesma marca para a zona da Sul-Americana.

CSA X Vasco

O CSA segue na estressante corrida para sair da zona de rebaixamento. Em 18º, os alagoanos esperam vencer em casa para diminuir à distância para os times logo acima na tabela.

Mesmo sem vencer, não deixa o Z4. O Vasco precisa reencontrar a vitória para espantar de vez o fantasma do rebaixamento. Além disso, sonha em voltar a disputar uma competição continental.

Botafogo X Avaí

O Botafogo espera tirar vantagem da equipe com o pior aproveitamento na competição para sair da zona de rebaixamento. Do outro lado, o Avaí tem 99,9% de chances de rebaixamento e precisa de um ponto até o fim da competição para não empatar com o América-RN como a pior campanha da história dos pontos corridos desde que a Série A passou a ter 20 clubes.

Mais conteúdo sobre

Futebol