Oito times ainda brigam pelo Osmar Santos, o título do 1º turno; veja como está a disputa

 Troféu Osmar Santos é concedido pelo LANCE! ao campeão do 1º turno do Brasileirão desde 2004 - (Foto: Ale Cabral/Lancepress!)
Troféu Osmar Santos é concedido pelo LANCE! ao campeão do 1º turno do Brasileirão desde 2004 – (Foto: Ale Cabral/Lancepress!)

Para a grande maioria dos clubes do Campeonato Brasileiro, restam apenas três rodadas para o final deste primeiro turno de competição. Dos 20 clubes, 14 deles já realizaram 16 partidas, quatro deles jogaram 15 vezes, e apenas Bahia (que ainda joga nesta segunda) e Vasco atuaram em 14 partidas, devido a jogos adiados.

Assim, a disputa pelo troféu Osmar Santos, prêmio concedido pelo LANCE! desde 2004 ao campeão do primeiro turno do Brasileirão, começa a ficar cada vez mais acirrada. Matematicamente, oito times ainda brigam pela taça: os sete primeiros colocados e mais o 12º Vasco, que, com dois jogos a menos, ainda pode alcançar o Flamengo se vencer todos os seus compromissos restantes no turno e contar com incrível combinação de derrotas dos rivais acima na tabela.

A grande briga mesmo deve ficar entre quatro equipes: Flamengo, São Paulo e Internacional, 1º, 2º e 3º na tabela, respectivamente, e mais o 5º colocado Atlético-MG, que fecha a 16ª rodada do Brasileirão nesta segunda-feira, fora de casa, e pode pular para o 3º lugar na competição nacional.

Grêmio (4º), Palmeiras (6º), Corinthians (7º) e Vasco (12º) ainda podem conquistar o turno, mas teriam que contar com uma rara combinação de resultados. Corintianos e vascaínos chegam no máximo nos mesmos 34 pontos do Flamengo.

Confira os próximos compromissos dos quatro clubes com real chance de levar o troféu Osmar Santos:

Flamengo: Grêmio (fora), Cruzeiro (casa) e Atlético-PR (fora)
São Paulo: Vasco (casa), Sport (fora), Chapecoense (casa)
Internacional: Atlético-MG (fora), Fluminense (fora), Paraná (casa)
Atlético-MG: Bahia (fora), Internacional (casa), Santos (casa), Botafogo (fora)

O grande vencedor do troféu até aqui é o Corinthians, com quatro conquistas, em 2005, 2011, 2015 e 2017, anos em que também foi campeão nacional. Cruzeiro e São Paulo faturaram duas vezes cada. O Flamengo, que só depende de si, pode faturar o Osmar Santos pela primeira vez.

Nas 14 edições do prêmio, apenas em três oportunidades os vencedores não terminaram como campeão brasileiro. Em 2008, o Grêmio levou o 1º turno, mas foi vice do Brasileirão perdendo o título para o São Paulo. No ano seguinte, foi a vez do Inter ganhar o Osmar Santos mas também acabar em 2º no final, após o título do Flamengo. E em 2012, o Atlético-MG largou na frente na primeira metade, mas viu o Fluminense ser campeão nacional.

Ou seja, desde 2004, 11 vencedores do 1º turno acabaram também sendo campeões ao final do Brasileiro. O atual detentor do troféu do LANCE! é o Corinthians, que em 2017 fez a melhor campanha de 1º turno da história, com 47 pontos conquistados e o incrível aproveitamento de 82,5%.

Mais conteúdo sobre

Esporte