Para atrair atletas da Rio 2016, Brasil Tennis Cup será disputado nas quadras rápidas da FCT

Depois da edição de 2015 ter acontecido no saibro do Costão do Santinho, o WTA Florianópolis está de volta às quadras rápidas. Entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, a sede da Federação Catarinense de Tênis (FCT) será palco da quarta edição do Brasil Tennis Cup 2016, que tem como trunfo o piso de cimento para atrair as tenistas bem ranqueadas que irão disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, a partir de 5 de agosto.

O lançamento do torneio aconteceu ontem, na sede da FCT, e contou com a presença da atual campeã e melhor brasileira no ranking da WTA, Teliana Pereira, número 86 do mundo. Feliz por estar de volta ao palco do seu último título, a tenista destacou a mudança de piso para o cimento. “O legal é que não é uma quadra muito rápida, é até lenta. Isso ajuda a desenvolver mais o meu jogo”, disse em entrevista coletiva.

Flavio Tin/ND

Teliana Pereira é a atual campeã do Brasil Tennis Cup

Presidente da FCT e diretor do torneio, Rafael Westrupp afirmou que, diferente dos outros anos, três quadras receberão jogos noturnos para atender melhor o público da cidade. “Em termos de arquibancadas, a quadra central será maior, com capacidade em torno de 2.300 pessoas, e as quadras secundárias terão, cada uma, capacidade em torno de 500 pessoas”, adiantou.

Com a data da final marcada para o dia de abertura das Olimpíadas, a organização e as atletas acreditam que o nível de competitividade será maior em relação ao ano passado. “Muitas atletas vão estar aqui pensando em treinar. É claro que, se ganhar aqui, pode ser que esteja um pouco mais desgastada [para a disputa dos Jogos Olímpicos], mas a confiança vai estar a mil. Para o tenista o que conta é isso, a confiança”, comentou Teliana.

Além de Teliana Pereira, o Brasil Tennis Cup terá a presença de, pelo menos, mais três brasileiras. Bia Maia (número 345 no ranking WTA) e Gabriela Ce (270) correm por fora, enquanto Paula Gonçalves (177), semifinalista do torneio de Bogotá na última semana, pode surpreender. A chave principal terá 32 tenistas em simples e 16 em duplas, e a lista completa das jogadoras será definida no dia 21 de junho. 

Tênis