Primeiro compromisso de Tite na seleção brasileira é com o analista de desempenho do Avaí

Antes da apresentação dos atletas nesta segunda-feira (21), o técnico Tite, da seleção brasileira, começou neste domingo (20) a trabalhar exclusivamente em cima dos adversários na Copa do Mundo da Rússia. O primeiro compromisso oficial foi com o analista de desempenho do Avaí, Ricardo Henry, 53, que apresentou o relatório da análise de desempenho da seleção da Costa Rica. Ao lado do estagiário Vinícius Frason, do Núcleo de Inteligência do Futebol (NIF) do Avaí, o analista de desempenho avaliou cinco partidas sobre o segundo adversário do Brasil na Copa do Mundo 2018.

Henry (de azul) apresenta à comissão técnica da seleção o desempenho da Costa Rica - Lucas Figueiredo/CBF
Henry (de azul) e Frasson presentearam o técnico Tite com a camisa do Avaí – Lucas Figueiredo/CBF

Ricardo estudou o desempenho da Costa Rica em dois jogos pelas eliminatórias da Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e Caribe) e em mais três amistosos. Foram dois empates, duas derrotas e apenas uma vitória da seleção que irá enfrentar o Brasil no dia 22 de junho.

Na vitória da Costa Rica sobre a Escócia por 1 a 0, em Glasgow, e na derrota para a Tunísia também por 1 a 0, em Nice (França), a avaliação foi presencial. “Fizemos análises da seleção da Costa Rica desde novembro do ano passado e enviamos para o site da CBF essas informações com relatórios e vídeos. Além dos protocolos utilizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), incluímos alguns dos que já usamos nas análises feitas no Avaí”, explicou Ricardo.

Na Ressacada desde 2011, o analista de desempenho acredita que a sua convocação para colaborar com a seleção brasileira é o reconhecimento do trabalho realizado no Avaí, em estágio bastante avançado. Além do auxílio do estagiário Vinícius, o trabalho contou com a ajuda dos estudantes Gabriel Dutra e Matheus Frigo, além de Bruno Gonçalo, auxiliar dos juniores do Avaí, e de Gustavo Damasceno, da CBF Academy.

Henry (de azul) apresenta à comissão técnica da seleção o desempenho da Costa Rica - Lucas Figueiredo/CBF
Henry (de azul) apresenta à comissão técnica da seleção o desempenho da Costa Rica – Lucas Figueiredo/CBF

Em Santa Catarina, o Avaí foi o primeiro clube profissional a ter um banco de imagens. “Criamos um banco de dados para ajudar nas avaliações e realizamos uma análise de todos os adversários do clube, municiando a comissão técnica com este material para cada jogo do Leão da Ilha”, completou.

O analista de desempenho permanece na Granja Comary até o próximo sábado (26).

Futebol