Que comecem os jogos: ciclismo e tiro abrem programação do Jasc

Felipe Wu, medalhista de prata na Olimpíada do Rio, compete na pistola de ar por Chapecó - Fesporte/divulgação/ND
Felipe Wu, medalhista de prata na Olimpíada do Rio, compete na pistola de ar por Chapecó – Fesporte/divulgação/ND

O ciclismo e os tiros pistola ar e carabina apoiada definem, em Caçador, as primeiras medalhas nesta sexta-feira, data da abertura oficial da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que acontecem até no dia 16 deste mês. Também serão distribuídas medalhas no atletismo e no judô. Os congressos técnicos das modalidades específicas ocorreram nesta quinta-feira, nas dependências da Casa da Cultura. Nas modalidades coletivas, a programação prevê o início do basquetebol feminino, bocha raffa masculina, futsal masculino, handebol feminino, voleibol masculino e vôlei de praia.

A primeira prova de ciclismo é a XCM, ou maratona de longos percursos, que varia de 20 a 40 quilômetros. A novidade é que, a partir deste ano, a modalidade conta pontos também no feminino. A prova será na localidade de Linha Bugre. A modalidade de tiro tem oito provas para definir o campeão geral dos Jasc. No primeiro dia, serão conhecidos os vencedores da pistola a ar e carabina apoiada. O estande de tiro fica no Parque das Araucárias.

Nos Jasc serão entregues 133 troféus para as modalidades, sendo 45 por colocação, do primeiro ao terceiro, além dos de classificação geral e do transitório, instituído na 57ª edição, devendo ficar em posse do campeão por um mês depois da conquista do título. As modalidades do remo e da natação tiveram seus campeões conhecidos no último domingo. Florianópolis ganhou quatro das cinco provas no remo. Na natação feminina deu a equipe da Capital, com Joinville sendo campeã do feminino.

A abertura oficial da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina será no Parque das Araucárias. A solenidade inicia pontualmente às 20h, de acordo com os organizadores, que anunciam surpresas. Em torno de 15 mil pessoas estão sendo aguardadas apesar da baixa temperatura prevista. Essa é a terceira vez que Caçador sedia a competição, que nesse ano vai contar com número recorde de 121 municípios.

Mais conteúdo sobre

Futebol