Conteúdo por Gazeta Esportiva

Santos tem retrospecto positivo sobre o Bahia no Pituaçu

Bahia e Santos se enfrentam neste sábado, às 19h, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Devido ao show de Sandy & Júnior na Arena Fonte Nova, a partida acontecerá no Estádio de Pituaçu. O palco do jogo já recebeu as duas equipes em outras duas oportunidades, e o retrospecto é positivo para o Alvinegro Praiano.

A partida mais recente aconteceu em 2012, mas as redes não balançaram e as equipes ficaram no empate sem gols. Já o primeiro jogo foi em 2011, quando o Peixe venceu por 2 a 1, com gols de Neymar e Alan Kardec. O gol dos baianos foi marcado pelo atacante Júnior.

Na ocasião, o Santos de Muricy Ramalho completava dois meses da conquista da Libertadores, mas fazia campanha decepcionante no Campeonato Brasileiro, ocupando a zona de rebaixamento. A situação do Esquadrão de Aço na competição também não era diferente, e a equipe então comandada por Renê Simões também fugia das últimas posições.

Neymar e Alan Kardec marcaram os gols do Santos na vitória sobre o Bahia, em 2011 (Foto: Reprodução/SFC)

O Peixe abriu o placar logo cedo, aos dois minutos da primeira etapa, de pênalti. Paulo Henrique Ganso foi derrubado na área, e na cobrança da penalidade o craque Neymar colocou a bola no fundo do gol. O empate do Bahia não demorou muito, e aos 28 minutos o atacante Júnior foi para as redes.

Na segunda etapa, a partida continuou movimentada e o Bahia ainda reclamou de dois pênaltis não marcados em cima de Jones e Ávine. Apesar das várias chances para os dois lados, o gol da vitória santista só saiu na reta final do jogo, aos 36 minutos, com Alan Kardec, que marcava ali o seu primeiro com a camisa do Santos.

Além dos confrontos em Pituaçu, Bahia e Santos têm duelos que marcaram a história do futebol brasileiro. O duelo foi final de Campeonato Brasileiro nos anos de 1959, 1961 e 1963, com vitória baiana na primeira oportunidade, e título santista nas outras duas.

No retrospecto geral entre as duas equipes, o Peixe leva ampla vantagem. Em 62 jogos, são 30 vitórias alvinegras, 13 empates e 19 vitórias do Bahia.

Futebol