Santos tem sua melhor defesa em início de Paulista nos últimos 30 anos

Peixe sofreu um gol em cinco jogos, sendo o time menos vazado da competição ao lado do Corinthians, que só atuou três vezes. Desempenho só não é melhor que o de 1984

Divulgação

Em 2014, o Santos começou o Paulista surpreendendo a todos por sua força ofensiva e as diversas goleadas do time de Oswaldo de Oliveira. Neste ano, o início de temporada alvinegro chama a atenção novamente, mas por outro motivo: a força defensiva!

Foram cinco jogos e apenas um gol sofrido pelos comandados de Enderson Moreira, o que garante ao Peixe a defesa menos vazada do Paulistão ao lado do Corinthians, que disputou só três partidas. Mais do que isso, o desempenho defensivo do Santos nas cinco primeiras rodadas é o melhor da equipe no começo do Estadual em 30 anos. Desde 1984, quando não levou nenhum gol nas primeiras cinco rodadas, o clube da Vila Belmiro não arrancava no campeonato tão seguro atrás.

Naquele ano, o time terminou a competição com a melhor defesa e sagrou-se campeão. Agora, o objetivo é repetir a fórmula para conquistar o 21 título estadual.

E tal força defensiva é demonstrada justamente após perder o ex-capitão e zagueiro da equipe por cinco anos, Edu Dracena, como destacou Enderson em entrevista recente.

– Estamos mudando as referências do Santos, e isso leva tempo. Mas estamos produzindo bem. Evoluindo ofensivamente, sem deixar o comprometimento defensivo – opinou.

A reformulação também aconteceu nas laterais. Na esquerda, Chiquinho assumiu a posição depois da ida de Mena para o Cruzeiro. Já na direita, Victor Ferraz ganhou a vaga de Cicinho, que também foi prejudicado por uma lesão e esteve suspenso na última rodada. Além disso, o recém-contratado Werley entrou bem e virou titular da zaga.

Os elogios à defesa não vêm só do treinador. O presidente Modesto Roma Júnior comemorou os números do setor depois da vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, e os jogadores de meio e ataque também parabenizaram os marcadores. No último sábado, além de passar em branco novamente, a zaga garantiu a vitória no ABC, com gol de David Braz.

Acostumado a exaltar sua vocação ofensiva, o Santos acostuma-se agora com uma nova e positiva realidade. DNA também defensivo?

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...