São Paulo luta para manter 100% contra Ney Franco e frear ‘lei do ex’

Tricolor venceu todas contra o técnico do Coritiba desde a saída turbulenta em 2013, mas reencontrará cinco ex-jogadores; No ano, 11 gols saíram de velhos conhecidos

Divulgação

Neste domingo, às 17h, São Paulo e Rogério Ceni ficarão frente a frente com Ney Franco pela quinta vez desde a conturbada saída do treinador em julho de 2013. E para intensificar a luta pelo G4, o Tricolor espera manter os 100% de aproveitamento diante do agora técnico do Coritiba na partida válida pela 32 rodada do Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira.

Ney, mesmo com as quatro derrotas para o ex-clube até aqui, ainda pode se orgulhar de ter sido o último técnico campeão por lá. A taça da Copa Sul-Americana de 2012 foi a única dos tricolores nos últimos sete anos e pode ser também a última da carreira de Rogério, desafeto declarado do treinador mineiro.

O Mito, que chegou a dizer que o trabalho de Ney no Morumbi havia deixado “legado zero“. O técnico agora pode fazer com que o goleiro dê adeus ao Brasileirão com revés. Isso porque o ídolo, recordista no torneio com 576 jogos, pode ser punido com seis partidas pelo STJD nesta semana e se despedir neste domingo da competição que venceu três vezes.


FOTO: Tom Dib

Apesar de Ceni, Ney criou aliados nos tempos de São Paulo, como o lateral-esquerdo Juan, com quem trabalhou ainda no Vitória. O veterano se juntou a outros ex-tricolores no Couto Pereira, como o meia Lúcio Flávio e os atacantes Negueba, Henrique e Kléber Gladiador – os dois últimos foram revelados nas categorias de base do Tricolor.

E com meio time de velhos conhecidos como adversários (três devem ser titulares), o São Paulo precisará defender a sina da “lei do ex”, que tem castigado o time com frequência na temporada. Dos 59 gols sofridos no ano, 11 foram marcados por ex-jogadores do clube. Quem lidera a lista é o santista Ricardo Oliveira, que marcou cinco vezes após ter passado pelo Morumbi em 2006 e 2010.

André Lima e Marquinhos, do Avaí, Danilo e Jadson, do Corinthians, Roni, da Ponte Preta, e Rodrigo, do Vasco da Gama, completam a relação e deixam os são-paulinos em estado de alerta para voltar de Curitiba com a vitória.

Relembre os últimos reencontros com Ney Franco e quem são os ex-tricolores do Coritiba:

Vitória/2013
Em 5 de outubro de 2013, meses após deixar o comando do São Paulo, Ney Franco foi ao Morumbi com o Vitória no 2 turno do Campeonato Brasileiro. Juan e Dinei marcaram para os baianos, enquanto Luis Fabiano e Antonio Carlos (duas vezes) viraram para os tricolores.

Flamengo/2014
No dia 18 de maio do ano passado, o Flamengo de Ney Franco foi engolido pelo São Paulo de Muricy Ramalho no Maracanã. Com atuação de gala de Paulo Henrique Ganso, autor de dois gols, os paulistas venceram o embate válido pelo primeiro turno do Brasileirão.

Vitória/2014
Já no segundo turno do BR-14, em 9 de novembro, Ney Franco voltou a encontrar o Tricolor pelo Vitória. Luis Fabiano abriu o placar para os são-paulinos, que viram o zagueiro Kadu deixar tudo igual com golaço de longe. No fim do jogo, Kaká desempatou no Barradão.

Coritiba/2015
Em 12 de julho deste ano, no primeiro turno do Brasileirão, o São Paulo de Juan Carlos Osorio foi impiedoso com o Coritiba de Ney Franco. Alexandre Pato, duas vezes, e Centurión marcaram para os paulistas, enquanto Marcos Aurélio descontou para o Coxa.


FOTO: Divulgação

Juan
Fez 67 partidas entre 2011 e 2013. Foi ao Santos emprestado e voltou às pressas a pedido de Ney Franco até ser dispensado com o técnico.

Lúcio Flávio
Teve passagem curta em 2002, mas faturou o troféu do Super Campeonato Paulista.

Henrique
Revelado em Cotia, fez apenas 30 jogos no profissional. Foi emprestado a três clubes até ser vendido ao Botafogo.

Kléber
Outra cria da base, ajudou o time a voltar à Libertadores no BR-03 e foi vendido ao futebol ucraniano antes de defender o rival Palmeiras.

Negueba
Indicado por Ney Franco, chegou em 2013, fez cirurgia e jogou cinco vezes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Esportes

Loading...