Sol e boas ondas marcam abertura do Circuito Imbitubense de Surfe na Praia da Vila

Atualizado

Thiago Filipe venceu na Open. Foto: Elton Silveira

A primeira etapa do Imbituba Surf Tour 2019, apresentado por Eduardo Surf e Skate Shop e South to South, foi encerrada no domingo (23) com sol e boas ondas, na Praia da Vila, em Imbituba. Tradicionalmente, o circuito imbitubense de surf organizado pela Associação de Surf de Imbituba (ASI) atrai sufistas de outras cidades e de outros estados e mais uma vez a premiação e a organização foram elogiados por atletas e público presente ao final do campeonato e durante a entrega de premiações.

Além de uma passagem para o Peru, prêmio dado pela ASI ao campeão da Open, a premiação contou com pranchas de surfe Jalmir Rodrigues, dezenas de kits da Eduardo Skate Shop e South to South e mais uma premiação especial ao atleta com melhor somatório do evento. A Praia da Vila, em Imbituba, contou com um grande público durante todo o fim de semana, e o evento da ASI foi realizado em comemoração aos 61 anos de emancipação político administrativa da cidade, promovido pela prefeitura de Imbituba e a diretoria de Esportes.

Antonio Vitorino comemora mais um título. Foto Elton Silveira 

O surfista de Balneário Camboriú, Antonio Vitorino, veio a Imbituba e chegou a duas finais. Na categoria Infaltil, Vitorino conquistou a vitória sobre o surfista local da Praia da Joaquina, Gabriel Ogasahara. Já Kiany Hyakutake, da Praia do Campeche, em Florianópolis, teve a dura missão de disputar duas categorias – a Open e a Sub-16 -, chegando às duas finais e vencendo a Open, a frente da chilena Beatriz Mella.

De Passo de Torres, Michel Demétrio veio roubar a cena na Praia da Vila e venceu a categoria Petiz, deixando a surfista Luiza Rosa, que optou por disputar entre os meninos, na segunda colocação. A categoria Máster foi vencida pelo local da Praia do Porto, em Imbituba, Riomar ‘Kiko’ Rodrigues, deixando Daniel Dias em segundo.

Chilenos presentes na Praia da Vila. Foto: Elton Silveira

A gaúcha Yasmin Dias conquistou o título da Feminino Sub-16 com ótima diferença de pontos (11,15 pontos) contra uma das destaques do Imbituba Surf Tour, Kiany Hyakutake (8,30 pontos). A Feminino Petiz foi vencida pela surfista da Praia de Ibiraquera, em Imbituba, Luiza Rosa Teixeira.

A final da categoria Open reservou várias surpresas do início ao fim da competição. O surfista local da praia do Porto, Kevin Nascimento, aluno da Escola de Surf do Bananinha, chegou a grande final da principal categoria do Imbituba Surf Tour, impressionando a todos na praia com sua performance, manobras modernas e aéreos bem trabalhados. Kevin é deficiente auditivo e descobriu no surfe sua vocação.

Campeão da Open, Thiago Filipe entrega passagem para Kevin Nascimento. Foto: Rafael Vanoni.

Na grande final da categoria, o surfista da praia do Porto não conseguiu repetir as atuações anteriores e Thiago Filipe, surfista morador de Palhoça, e atualmente residindo em Imbituba, levou a melhor sobre Marinho Lima (2º), Derek Adriano (3º) e Kevin Nascimento (4º). Na entrega de premiação, logo após receber a passagem para o Peru – prêmio da ASI reservado ao Campeão da Open -, Thiago fez questão de chamar Kevin e entregar a passagem, ato que emocionou todos presentes à entrega de prêmios da abertura do Imbituba Surf Tour 2019.

Chilenos fazem a festa

Um grupo de surfistas chilenos que vieram ao Brasil disputar o Circuito Adriano de Souza, que aconteceu na praia de Balneário Camboriú, no início do mês, aportaram no Imbituba Surf Tour 2019 e fizeram a festa em várias categorias. Os irmão Leon e Noel de La Torre, venceram as categorias Mirim e Iniciantes respectivamente. Já Matias Veloz conquistou a categoria Júnior, deixando Otavio Henrique em segundo, e de quebra levou o Prêmio Best Wave ao melhor somatório de notas no evento. A segunda colocação da chilena Beatriz Mella, na Feminino Open, também não passou despercebido, e completou a festa chilena em Imbituba.

A ASI e o Ecosurf realizaram em parceria durante todo o final de semana do Imbituba Surf Tour durante exposições para conscientização e controle da poluição na zona costeira, orientações sobre a prática do surf consciente, consumo e protagonismo do surfista com o meio ambiente e pintura de placas com informações ecológicas, envolvendo público presente, principalmente crianças. No domingo de manhã houve uma ação de limpeza de praia com despoluição e monitoramento de resíduos nas areias e restinga da Praia da Vila.

A primeira etapa do Imbituba Surf Tour, apresentado por South To South e Eduardo Surf e Skate Shop, contou com o patrocínio da Sicredi e pranchas Jalmir Rodrigues, o apoio da CVC, Medcare, Oceandrop, Jet Pool, Life Spa, Roel Ruiz Corretor, AW Mecânica Tavares, Corpo e Arte, Brooks. O apoio institucional foi da Prefeitura Municipal de Imbituba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico e Diretoria Municipal de Esportes (DME). O evento que foi realizado pela ASI, teve a Supervisão da Fecasurf, e acontenceu nos dias 22 e 23 de junho na praia da Vila, em Imbituba.

Resultados da 1ª etapa do Imbituba Surf Tour 2019
Open
1º Thiago Filipi
2º Marinho Lima
3º Derek Adriano
4º Kevin Nascimento

Júnior
1º Matias Veloz
2º Otavio Henrique
3º Carlos Henrique
4º Vinicius Barcelos

Mirim
1º Leon de La Torre
2º Otavio Henrique
3º Lucas Eduardo Gasperi
4º Gustavo Ramalho

Máster
1º Riomar Rodrigues
2º Daniel Dias
3º Márcio Abreu
4º Marcelo Dionisio

Iniciantes
1º Noel de La Torre
2º Ryan Martins
3º Antonio Vitorino
4º Gabriel Ogasahara

Infantil
1º Antonio Vitorino
2º Gabriel Ogasahara
3º Ryan Martins
4º Lucas Costa

Petiz
1º Michel Demétrio
2º Luiza Rosa
3º Cauan Medeiros
4º Joaquim Bocanera

Feminino Petiz
1º Luiza Rosa Teixeira
2º Vitória Valenzando
3º Nalu Medeiros
4º Clara Figueiro

Feminino Sub-16
1º Yasmin Dias
2º Kiany Hyatutake
3º Maria Isabel Nogueira
4º Alexia Monteiro

Feminino Open
1º Kiany Hyatutake
2º Beatriz Mella
3º Andresssa Barcelos
4º Fabiana Moraes

Surfe