Nesse fim de semana tem mais uma etapa do Campeonato Estadual de Remo.
Sucesso em campo, Seedorf teve imagem comercial pouco explorada pelo Botafogo
Glorioso criou grande expectativa, mas esbarrou em dificuldades no mercado nacional
Sucesso dentro do campo, o craque Seedorf gerou grande expectativa no Botafogo também com relação à exploração de imagem. No entanto, algumas questões contratuais e de mercado impediram o clube de atingir o objetivo, que era de utilizar o carisma e a credibilidade atrelados ao nome do holandês. Diferentemente de jogadores de destaque recente no Glorioso, como Loco Abreu e Maicosuel, o ex-camisa 10 deixou o Alvinegro sem produtos licenciados.
Para entender por que o clube não obteve o resultado esperado no uso da imagem do novo técnico do Milan, o LANCE! conversou com o diretor executivo do clube, Sérgio Landau.
– A mídia nacional explora a imagem de vários jogadores da Seleção Brasileira. Seedorf não é da Seleção. Não conseguimos captar empresas capazes de produzir um produto de alto nível. Assim, refizemos o contrato dele de forma amigável e mudamos alguns aspectos. É importante que se diga, porém, que Seedorf foi um sucesso em todos os sentidos – explicou.
Diretor do departamento de marketing do clube na época da contratação, Marcelo Guimarães, também relatou a dificuldade para explorar Seedorf comercialmente.
– O contrato de direito de imagem dele era à parte do contrato do futebol e dependia de ajustes posteriores. Na época, não conseguimos avançar nessa situação. No entanto, fizemos uma grande recepção para ele, com camisa comemorativa na apresentação e chegada de helicóptero no Engenhão. O Seedorf foi recepcionado pelo prefeito no Palácio da Cidade. Nunca vi coisa do gênero – lembrou.
Sucesso nas ações sociais
Apesar de não ter conseguido explorar comercialmente a imagem de Seedorf, o Botafogo aproveitou muito bem a fama internacional do craque para questões sociais. Na passagem pelo Glorioso, o ex-camisa 10 visitou escolas, um hospital e até mesmo um instituto de menores infratores.
Na maioria das vezes, o holandês ministrou palestras nas quais falava sobre noções de cidadania e interagia com os jovens.
O diretor executivo do Botafogo, Sérgio Landau, citou o interesse sócio-educativo de Seedorf.
– As ações sociais com o Seedorf foram um sucesso. O Botafogo sempre o acompanhou nessas questões. E ele, por sua vez, sempre demonstrou interesse em participar desses eventos – contou.