Conteúdo por Gazeta Esportiva

Você sabia? Corinthians virou “Campeão dos Campeões” após título com virada sobre o Vasco

O “Campeão dos Campeões” aparece logo no segundo verso do hino do Corinthians, composto por Lauro D’Ávila na década de 1950. De fato, o Timão é um dos clubes mais vitoriosos do país, mas este apelido veio a partir de uma conquista especial, em 1930.

Apelido veio depois de vitória sobre o Vasco em 1930

Naquele ano, a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) decidiu promover um confronto entre os campeões paulista e carioca de 1929. O Corinthians havia conquistado o Campeonato Paulista com uma campanha irretocável, obtendo 100% de aproveitamento. Já no Rio de Janeiro, no mesmo ano, o Vasco foi quem se consagrou como campeão carioca.

O torneio foi disputado em uma melhor de três partidas. A primeira delas aconteceu no dia 16 de fevereiro, na Fazendinha, e o Timão venceu por 4 a 2, com gols de Filó (duas vezes), De Maria e Gambinha.

Já o jogo de volta foi disputado em São Januário na semana seguinte. Os vascaínos abriram 2 a 0, mas a equipe do Corinthians mostrou garra e virou a partida, vencendo por 3 a 2 e conquistando a Taça Apea e acabou ganhando ali o título de “Campeão dos Campeões”.

Mais conteúdo sobre

Futebol