Conteúdo por Gazeta Esportiva

Williams e Halep decidem título feminino de Wimbledon

A norte-americana Serena Williams e a romena Simona Halep disputam a final do torneio feminino de Wimbledon neste sábado, às 10 horas (de Brasília). O jogo será um duelo entre ex-melhores tenistas do mundo, o segundo entre elas na grama sagrada e o 11º no geral.

Aos 37 anos, 24 delas como tenista profissional, Serena Williams caminha para o final de sua carreira como uma das melhores tenistas da história. A norte-americana disputará sua 33ª final de Grand Slam buscando seu 24º título, que seria o 8º em Wimbledon em 11. No total, ela soma 72 títulos de simples na carreira, além de 23 de duplas.

Serena Williams já é a recordista em títulos em Grand Slams e a segunda tenista com mais finais, perdendo apenas para a compatriota Chris Evert, que jogou entre 1972 e 1989. Ela também busca ampliar seu recorde de vitórias em Grand Slams (atualmente com 341) e perde apenas para sua irmã, Venus, em participações totais nos principais torneios (81 a 72).

A importância de Williams para o tênis não se resume em títulos. A norte-americana é a terceira tenista com mais semanas na liderança do ranking da WTA (319), e tem a maior sequência de semanas como melhor do mundo (186), empatada com a alemã Steffi Graf, profissional entre 1982 e 1999. Ela também é a mais velha a ser líder do ranking, aos 35 anos e 224 dias no dia 8 de maio de 2017.

Halep, porém, não entra em quadra como azarã. A romena de 27 anos, profissional desde 2006, ainda tem vários anos de carreira pela frente, mas já conquistou marcas expressivas. Ela disputa sua quinta final de Grand Slam na carreira e busca seu segundo título, o primeiro em Wimbledon.

No total, ela disputou 36 finais de simples em torneios da WTA, conquistando 18 títulos. As marcas são, respectivamente, sexta e sétima melhores entre as tenistas ativas.

A romena também figura entre as melhores tenistas da história segundo o ranking da WTA. Halep é a décima tenista com mais semanas acumuladas no posto de melhor do mundo, com 65. Ela finalizou duas temporadas como a líder do ranking, nona melhor marca da WTA.

O confronto entre Serena Williams e Simona Halep, porém, não é nada equilibrado. A norte-americana venceu nove dos dez jogos que disputaram, com a única vitória da romena sendo em 2015, no WTA premier de Indian Wells. Em Grand Slams, são três vitórias em três jogos.

As tenistas já se enfrentaram em 2019, com vitória de Williams. Nas oitavas de final o Aberto da Austrália, a norte-americana venceu por 2 sets a 1 (6/1, 4/6 e 6/4). O primeiro duelo entre elas foi justamente em Wimbledon, na segunda fase de 2011, com vitória de virada de Williams por 2 sets a 1 (3/6, 6/2 e 6/1).

Mais conteúdo sobre

Tênis