Consórcio x sonho de consumo: uma modalidade que tem facilitado a compra de bens

Ter a casa própria, sair do aluguel é o sonho de muitos brasileiros.

Em todo país mais de 13 milhões de famílias planejam comprar um imóvel nos próximos dois anos. Em Florianópolis, 25% da população ainda almeja ser dona do lugar onde mora. Mas, o fator financeiro é o que mais impede a realização desse sonho. Financiamentos, empréstimos com juros altíssimos afastam o desejo de compra, não só da casa como do carro, da moto ou de serviços.

Consórcio ajuda tornar sonhos em realidade – Foto: Reprodução/NDTVConsórcio ajuda tornar sonhos em realidade – Foto: Reprodução/NDTV

Na contramão das altas taxas e parcelamentos extensos, o consórcio chega como uma ótima opção para quem tem foco no que quer.

Jullyane Coelho, gerente Sicoob, explica as modalidade de consórcio – Foto: Reprodução/NDTVJullyane Coelho, gerente Sicoob, explica as modalidade de consórcio – Foto: Reprodução/NDTV

O consórcio é formado por um grupo de pessoas que se reúnem com um objetivo em comum que é a aquisição de um bem ou serviço. Jullyane Coelho, gerente do Sicoob Advocacia explica que “hoje com a dificuldade de formar poupança que o brasileiro tem e com o apelo de bem supérfluo, de bens de consumo que existe no mercado o consórcio vem como uma solução para disciplinar o indivíduo para formar uma poupança e concretizar o sonho, seja ele a aquisição de um imóvel, automóvel ou até mesmo viajem, procedimento estético”.

Vanderleia Vanda Dalpra aderiu ao consórcio porque viu nessa modalidade uma forma mais acessível e fácil de renovar a frota de veículos da sua empresa. Há 22 anos no comando dos negócios a empresária revela que encontrou no consórcio parcelas sem juros que permitem que ela emende um consórcio no outro e faça a troca dos carros a cada cinco anos. “Eu já vou comprando assim que eu contemplo, vendo os carros usados, dou lances nos novos e já faço novo consórcio para daqui cinco anos poder trocar a frota de novo”,complementa Vanderleia.

Vanderléia utiliza consórcio para renovar frota da empresa – Foto: Reprodução/NDTVVanderléia utiliza consórcio para renovar frota da empresa – Foto: Reprodução/NDTV

As facilidades oferecidas pelo consórcio para trocar os carros da empresa levaram Vanderleia a optar pela modalidade para seu carro particular. “Quando uma engrenagem dá certo você tende a fazer várias” comemora a empresária que foi recentemente contemplada.

No Sicoob Advocacia são cinco modalidades de consórcio oferecidas aos cooperados:imóvel, automóvel, serviços, motocicletas e bens duráveis. Diferente de um financiamento que a taxa é ao mês, no consórcio a taxa é no período. “O que vem para baratear o custo final da aquisição desse bem”, afirma Jullyane.

E com a tecnologia acompanhar o andamento do consórcio é simples e prático. Aplicativos e sites oferecem mais autonomia aos clientes que acessam tudo, inclusive, do celular. Na palma da mão o cliente consegue dar lance, acompanhar as assembleias, retirar boletos, fazer pagamentos, contato com a administradora, ver porcentagem e o índice que consegue contemplar.

+

Sicoob Advocacia

Loading...