Colombo convoca colegiado para discutir unificação do ICMS

As consequências da aprovação do Projeto de Resolução 72 do Senado nas contas do Estado, os avanços e as novas diretrizes do Modelo de Gestão Pública serão os principais temas tratados pelo governador Raimundo Colombo na reunião do colegiado, nesta quinta-feira (26), em Florianópolis. O tema é “Encontro Interno de Gestão Pública – Ideias e parcerias pela eficiência do Estado” e será exclusivo para os titulares das pastas. A reunião começa pela manhã e segue até o final da tarde na Associação Catarinense de Medicina.

Com menos recursos em caixa, será necessário adequar os gastos da máquina pública e reavaliar investimentos. A ideia é normatizar procedimentos para reduzir os custos. Estimativas da Secretaria da Fazenda apontam que o Estado vai deixar de arrecadar cerca de R$ 1 bilhão com a unificação do ICMS sobre produtos importados em transações interestaduais. Medidas com essa intenção já estavam sendo tomadas desde março, com a implantação do Modelo de Gestão Estratégica. De acordo com o secretário da Casa Civil, Derly Massaud, que coordena a instalação do modelo, esse novo quadro dá outro direcionamento para os sistemas construídos para aprimorar a gestão. “O que antes visava a economia para investimentos, agora será ainda mais necessário para o Estado.”

Serão apresentados os avanços na implantação do Modelo de Gestão Estratégica, como a entrada em operação do Sistema de Gerenciamento. O programa contém os principais projetos do governo do Estado e permite o monitoramento em tempo real, pela internet. Também será apresentado o Painel de Gerenciamento dos Indicadores do Estado, que cada secretário terá acesso e permite ver em tempo real indicadores socioeconômicos como o PIB do Estado, IDH, mortalidade infantil, entre outros, para aprimorar a tomada de decisões.

Posse dos novos secretários regionais

Os 11 novos secretários regionais tomarão posse dos cargos no início do evento. Os titulares vão substituir os servidores que se descompatibilizaram devido ao calendário eleitoral deste ano. Assumem o cargo os secretários regionais de Blumenau, Brusque, Campos Novos, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Itajaí, Palmitos, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Seara.

+

Impostos