Golpistas utilizam restituição do Imposto de Renda para aplicar fraudes em contribuintes

Através de e-mails falsos, golpistas causam prejuízos aos contribuintes que prestam contas à Receita Federal

Um novo golpe vem deixando o país em alerta. Com a chegada do prazo final para entregar a declaração o Imposto de Renda 2022, a Receita Federal emitiu uma nota aos contribuintes explicando a mais nova prática utilizada por golpistas. Desta vez, eles estão se passando pelo órgão para causar prejuízos às pessoas que estão prestando suas contas ao leão.

Novo golpe é alertado pela Receita Federal – Foto: Pexels/Reprodução/NDNovo golpe é alertado pela Receita Federal – Foto: Pexels/Reprodução/ND

De acordo com a Receita Federal, os criminosos enviam e-mails contendo um falso cadastro para o recebimento da restituição do Imposto de Renda. Para passar credibilidade, eles utilizam imagens fraudulentas.

Algumas das fotos contém a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da extensão gov.br. Na mensagem em anexo, eles informam dados para o recebimento da restituição via Pix e enviam um link para visualizar um falso comprovante de recebimento da restituição é enviada pelos criminosos.

A Receita Federal reforça que é preciso ter cuidado com a utilização dados pessoais na internet, sobretudo em e-mails, forma de ataque dos golpistas.

Até o momento não foi divulgado quantas pessoas receberam os e-mails falsos e quantas foram lesadas pela ação criminosa.

*Com informações da Agência Brasil

+

Impostos

Loading...