Golpistas utilizam restituição do Imposto de Renda para aplicar fraudes em contribuintes
Através de e-mails falsos, golpistas causam prejuízos aos contribuintes que prestam contas à Receita Federal
Um novo golpe vem deixando o país em alerta. Com a chegada do prazo final para entregar a declaração o Imposto de Renda 2022, a Receita Federal emitiu uma nota aos contribuintes explicando a mais nova prática utilizada por golpistas. Desta vez, eles estão se passando pelo órgão para causar prejuízos às pessoas que estão prestando suas contas ao leão.
Leia mais

De acordo com a Receita Federal, os criminosos enviam e-mails contendo um falso cadastro para o recebimento da restituição do Imposto de Renda. Para passar credibilidade, eles utilizam imagens fraudulentas.
Algumas das fotos contém a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da extensão gov.br. Na mensagem em anexo, eles informam dados para o recebimento da restituição via Pix e enviam um link para visualizar um falso comprovante de recebimento da restituição é enviada pelos criminosos.
A Receita Federal reforça que é preciso ter cuidado com a utilização dados pessoais na internet, sobretudo em e-mails, forma de ataque dos golpistas.
Até o momento não foi divulgado quantas pessoas receberam os e-mails falsos e quantas foram lesadas pela ação criminosa.
*Com informações da Agência Brasil