Ainda há tempo para garantir desconto no pagamento do IPTU

Os moradores da Grande Florianópolis que optarem por pagar o IPTU à vista terão descontos de 20% a 30%

Eduardo Valente/ND

Florianópolis tem quase 400 mil imóveis cadastrados, 15% a mais que 2015

O primeiro mês do ano já aca­bou, o Carnaval está aí, mas mui­ta gente ainda não quitou o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2016 nos municípios da Grande Florianópolis. O paga­mento do encargo é obrigatório para todo contribuinte que seja proprietário de imóvel ou terreno, e os carnês foram distribuídos em janeiro pelos Correios e também disponibilizados nos sites das pre­feituras de São José, de Palhoça e da Capital.

Para aqueles que optarem por pagar o IPTU à vista, os des­contos variam em torno de 20% a 30%. Essencial para as contas dos municípios, as prefeituras de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu esperam arrecadar boa parte dos pagamentos até março, quando expiram os prazos de pa­gamento em cota única. Nas qua­tro cidades, o IPTU terá reajuste de acordo com o IPCA (Índice Na­cional de Preços ao Consumidor Amplo), na casa de 9,93%.

Em 2016, o número de inscri­ções imobiliárias em Florianópolis está próximo de 400 mil, aumen­to entre 10% e 15% em relação a 2015. Aqueles que ainda não re­ceberam o carnê podem utilizar o serviço do IPTU digital, onde é possível imprimir a segunda via do carnê. Para o acesso, é necessá­rio apenas o número da inscrição imobiliária. Quitando o impos­to em cota única até 8 de março, com a via obtida pela internet ou com o carnê recebido em casa, o contribuinte contará com um des­conto de 20%. O imposto também poderá ser parcelado em 12 vezes, com vencimento no sexto dia útil de cada mês. O pagamento das parcelas até a data de vencimento também garante ao contribuinte um desconto de 5%.

Cobrança e descontos no IPTU:

Florianópolis

Índice de reajuste: 9,93% (variação do IPCA)
Cota única: desconto de 20% para pagamento até 8 de março
Parcelamento: desconto de 5%

São José
Índice de reajuste: 9,93% (variação do IPCA)
Cota única: desconto de 30% para pagamento até 12 de fevereiro
Parcelamento: desconto de 20% para pagamento em duas vezes (vencimento em 12 de fevereiro e 12 de março). Os donos de imóveis que estiverem em dia com outros tributos do município terão mais 10% de abatimento. Quem optar pelo parcelamento mensal, em 11 vezes, não tem direito a desconto.

Palhoça
Índice de reajuste: 9,88% (variação do INPC – Índice Nacional de Preço ao Consumidor)
Cota única: desconto de 25% para pagamento até 30 de março
Parcelamento: desconto de 15% para pagamento em duas vezes (vencimento em 30 de março e 30 de abril). Parcelamento em até 10 vezes, com parcela mínima de R$ 73,77, têm primeiro vencimento em 10 de março.

Biguaçu
Índice de reajuste: 9,93% (variação do IPCA)
Cota única: desconto de 20% para pagamento até 11 de março; e desconto de 10% para quem pagar até 11 de abril. O parcelamento começa em 11 de março, em até 10 vezes com parcelas mínimas de R$ 10. Os donos de imóveis que estiverem em dia com outros tributos do município terão mais 10% de abatimento 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Impostos

Loading...