Termina nesta terça prazo para pagar IPTU com desconto de 20% em Florianópolis

Em São José o contribuinte ganha desconto de até 25% se optar pelo pagamento em cota única. Confira como fazer os pagamentos e quais os descontos

Os contribuintes de Florianópolis que optaram por pagar o IPTU em cota única têm até terça-feira (5) para obter 20% de desconto. Os vencimentos seguintes em cota única são nos dias 5 de fevereiro, com 10% de desconto, e 5 de março, com 5%. Para quem prefere pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de forma parcelada, em 10 vezes, o primeiro vencimento ocorre no dia 5 de março.

Carnês estão disponíveis no site IPTU Floripa – Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/NDCarnês estão disponíveis no site IPTU Floripa – Foto: Leonardo Sousa/Divulgação/ND

Quem não recebeu os boletos ou prefere visualizar pela internet, pode acessar o site e colocar o número de inscrição imobiliária, selecionar o exercício de 2021 e escolher a forma de pagamento. Também é possível acessar o serviço no Pró-Cidadão.

Em São José, desconto de até 25%

Os contribuintes de São José, na Grande Florianópolis, que estiverem sem dívidas relacionadas ao imóvel podem ter desconto de 25% no IPTU, no caso de pagamento integral.

O decreto estipulando datas e percentuais de descontos foi publicado ontem pela prefeitura sendo o dia 12 de fevereiro estabelecido como o prazo para o pagamento da primeira parcela ou da cota única. Tanto o IPTU quanto a taxa do lixo tiveram reajuste de 3,92%.

O diretor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura de São José, Jamir Machado Pimenta Junior, explicou que o pagamento em cota única, que dá o direito ao desconto de 20%, pode ser parcelado em duas vezes.

O percentual de desconto para quem optar por essa modalidade pode chegar a 25%, se o imóvel referente ao imposto não tiver nenhuma dívida. Os 5% para os contribuintes adimplentes incidem após a aplicação dos 20%, ou seja, sobre 80% final da taxa. Para quem optar por parcelar o imposto poderá fazê-lo em 11 vezes.

O dia 12 de fevereiro é a data de vencimento das parcelas, seja para pagamento integral ou parcelado. Os demais vencimentos ocorrerão nos dias 12 de cada mês até novembro, quando vencerá a 11ª parcela.

“O contribuinte que optar pela cota única deve ficar atento para não atrasar o pagamento e perder o desconto”, alertou.

A distribuição dos carnês será feita pelos Correios e também poderá ser solicitada, a partir da próxima segunda-feira, na Central do IPTU que funcionará no Cati (Centro de Atenção à Terceira Idade).

Também há a opção de imprimir o carnê via site da prefeitura. Nessa primeira etapa, serão entregues carnês para pagamento integral, cota única parcelada e dois boletos para quem optar pelo parcelamento em 11 vezes. Posteriormente serão distribuídas as demais vias para quem vai parcelar.

Isenção

Os contribuintes que têm direito à isenção do imposto podem solicitar o benefício até julho, de acordo com Jamir Machado.

Entre os beneficiários estão aposentados e pensionistas que recebam até três salários mínimos e que sejam proprietários de um imóvel em São José.

As demais exigências podem ser consultadas no site da prefeitura onde também estão disponíveis os formulários de requerimento.

Taxa de lixo

A coleta de lixo comum e de recicláveis em São José é feita pela Ambiental e a cobrança do serviço é desvinculada do IPTU. A empresa, a exemplo da prefeitura, enviará os carnês pelos Correios e disponibilizará também no Cati, no CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte) e no site.

O contribuinte que optar por pagamento integral terá 15% de desconto e também poderá parcelar a cota única em duas vezes. O parcelamento da taxa estará disponível em 12 vezes com o primeiro vencimento no dia 12 de fevereiro.

Palhoça e Biguaçu

Em Palhoça, o desconto de 25% para pagamento em cota única é válido para os contribuintes que não possuem débitos tributários. Para quem possui dívidas, o desconto é de 20%.

Em ambos os casos, o pagamento deve ser efetuado até o dia 30 de março. Após essa data, o contribuinte que optar pagar o imposto em uma única parcela terá 15% de desconto até o dia 30 de abril, se não tiver dívidas com o município, e de 10% no caso de ser devedor. Para o parcelamento do IPTU, o vencimento da primeira parcela é dia 10 de março.

A prefeitura de Biguaçu não informou quando o calendário do IPTU será divulgado.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Impostos