INSS: confira como está o atendimento nas agências de SC

Saiba quais serviços estão sendo oferecidos, como agendar horário e o que mudou da prova de vida

Das 62 agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Santa Catarina, 37 estão abertas e 28 realizando perícias médicas. O órgão prorrogou a suspensão da prova de vida até o dia 30 de novembro.

Os serviços prestados nas agências são: justificação administrativa, avaliação social, reabilitação profissional, cumprimento de exigência e perícia médica. Para agendar horário, é necessário acessar o Meu INSS ou pelo telefone 135.

Tela do celular com a página inicial do site do INSS

Das 37 agências do INNS em Santa Catarina que estão funcionando, 28 realizam perícia médica – Foto: Willian Ricardo/ND

Nesses canais de atendimento, o segurado também pode obter extratos, simular a aposentadoria, requerer benefícios e outras solicitações.

Agências no Estado

As 37 agências do INSS abertas no Estado são Joinville Centro, Jaraguá do Sul, Canoinhas, Mafra, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Florianópolis, Imbituba, Itapema, São José, Biguaçu, Lages, Blumenau, Brusque, Itajaí, Rio do Sul, Timbó, Balneário Camboriú, Penha, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Videira, Xanxerê, Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Pinhalzinho, Porto União, Dionísio Cerqueira, Xaxim, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Maravilha, Caçador, Criciúma e Tubarão.

A partir do dia 5 de outubro, a unidade de Canoinhas também passará a realizar atendimento, exceto para perícia médica. Não há previsão de quando o serviço voltará a funcionar na unidade.

Realização de perícia médica

As 28 agências que oferecem o serviço de perícia médica são as de Biguaçu, Florianópolis, São José, Itapema, Lages, Imbituba, Blumenau Brusque, Timbó, Rio do Sul, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, São Bento do Sul, Criciúma, Tubarão, Videira, Campos Novos, Chapecó, Porto União, Joaçaba, Fraiburgo, Pinhalzinho, Xanxerê, Concórdia e Capinzal.

O órgão afirma que mais de 100 médicos peritos já retornaram ao atendimento presencial em Santa Catarina e que passa de um mil o número de perícias médicas realizadas diariamente no Estado.

Suspensão da prova de vida é prorrogada

A suspensão da prova de vida foi prorrogada até 30 de novembro. Até esta data, nenhuma pessoa deixará de receber seu benefício caso não realize o procedimento.

Os bancos, no entanto, continuam executando a rotina normalmente. Assim, os segurados que quiserem realizar o procedimento em uma agência bancária imediatamente, mesmo sem a obrigação até 30 de novembro, poderão realizá-lo.

+

INSS