INSS adia reabertura das agências e retoma atendimento presencial em 13 de julho

O acesso ao interior das agências do INSS será controlado e ficará restrito a servidores e usuários com agendamento prévio

O INSS vai retomar gradualmente o atendimento presencial nas agências do órgão a partir de 13 de julho de 2020. O novo prazo é uma prorrogação em relação à data divulgada anteriormente. Até então, a previsão era que as agências voltassem a atender ao público na próxima segunda-feira.

Uma portaria deve ser publicada na próxima segunda-feira (22), fixando o cronograma e os protocolos para a reabertura. A minuta do documento prevê que o acesso ao interior das agências será controlado e ficará restrito a servidores e usuários com agendamento prévio. Também haverá limite máximo de pessoas no mesmo ambiente, de acordo com as dimensões do espaço.

Reabertura do INSS deve acontecer só em julho – Foto: Arquivo/Antônio Cruz/Agência Brasil/ Divulgação/ND

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As superintendências regionais do INSS vão fornecer equipamentos de proteção individual e coletiva contra a disseminação da Covid-19 e adequar os espaços e as sinalizações no interior das agências para garantir o distanciamento social.

Os servidores ainda precisarão seguir protocolos de limpeza e desinfecção periódica, em especial dos ambientes de uso comum e nos consultório onde são realizadas perícias médicas.

As agências que não tiverem condições de retomar gradualmente o atendimento presencial continuarão funcionando em regime de plantão.

O INSS precisará divulgar o plano de ação e um painel eletrônico com informações sobre o funcionamento das agências, bem como um acompanhamento sobre a eficácia das medidas de prevenção.

Atendimento remoto até 10 de julho

O atendimento exclusivamente por meio dos canais remotos fica prorrogado até 10 de julho deste ano. Depois disso, o INSS manterá a priorização de oferta de serviços por meio dos canais de atendimento remoto, assim como a possibilidade de teletrabalho para servidores que se enquadrarem nesse tipo de modalidade.

As perícias médicas são um dos poucos serviços que requerem necessariamente um atendimento presencial. Outras solicitações podem ser feitas por canais digitais.

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