Márcio Godoy

Conteúdo especial • Tudo sobre serviços e produtos financeiros, não cair em roubadas, dicas e sugestões, open banking, universo digital, cenários econômicos, suas oportunidades e muito mais, seja bem-vindo!


Previdência Privada permite pagar menos Imposto de Renda; saiba como

Você têm uma previdência privada PGBL? Você paga IRPF pelo formulário completo? Veja os benefícios e regras que você pode usufruir de forma legal

Com a Reforma da Previdência sacramentada, o valor da sua aposentadoria pelo INSS não vai dar nem para o picolé de domingo! Mais um motivo para fazer uma previdência privada PGBL, além de abater no IR (Imposto de Renda) pelo formulário completo.

Previdência privada permite reduzir pagamento do imposto de renda – Foto: INSS/Divulgação/ND

Vamos fazer uma conversa reta, sem curva, referente à previdência, aposentadoria, benefícios, idades para se aposentar para ambos os sexos e valores médios a receber como pagar menos Imposto de Renda, dentro da legislação.

Cada vez mais, o governo quer pagar menos de aposentadoria via INSS. Isso é fato, está escrito e publicado na nova previdência aprovada recentemente na casa do povo (Câmara dos Deputados e Senado Federal).

Em resumo a idade mínima para se aposentar é de 65 anos, se homem, ou a partir de 60 anos, se mulher. Existe em vigor uma regra de transição, mas depois de muitos anos de trabalho o valor da aposentadoria em muitos dos casos não dá para pagar nem os remédios, essa é a grande verdade do Brasil.

Conheça os tipos e vantagens da previdência privada – Foto: Pedro França/Agência SenadoConheça os tipos e vantagens da previdência privada – Foto: Pedro França/Agência Senado

Motivos para fazer uma previdência privada

São dois grandes motivos que levam a pessoa abrir um PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livres. Primeiro, para abater no Imposto de Renda (veja abaixo um quadro explicativo) e, segundo é evidentemente uma reserva técnica futura para usufruir da maneira mais adequada.

A população parece ter finalmente percebido a importância de buscar proteção e não depender da aposentadoria pública para ter uma vida tranquila no futuro.

Tipos de previdência privada

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é um plano de previdência mais bem aproveitado por quem faz a declaração completa do IR. As contribuições são dedutíveis até o limite de 12% da renda bruta tributável anual. Os ganhos financeiros não são tributados durante a fase de acumulação.

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), por sua vez, apesar de também ser tratado como um plano de acumulação similar ao modelo anterior, diferencia-se do primeiro por ser um seguro de vida com cobertura de sobrevivência.

Esse modelo é indicado a quem não precisa optar pela dedução fiscal. No entanto, para compensar a ausência dessa vantagem, a tributação é feita apenas sobre os rendimentos. Assim como no PGBL, os ganhos financeiros também não são tributados durante a fase de acumulação.

Quem têm Imposto de Renda a pagar em 2022 também pode ficar atento a esta dica abaixo. Faça um PGBL até 31 de dezembro de 2021 e deduza no IRPF do ano de 2022 com base em 2021.

 PGBL

  • Dedutível do IR até 12% da renda tributável
  • Ideal para quem declara o formulário completo do IR e é descontado na fonte
  • Tributado no valor total recebido na hora que você resgatar o dinheiro ou optar pela renda
  • Carência de 60 dias para resgatar ou fazer portabilidade.

VGBL

  • Não é dedutível do IR
  • Ideal para quem declara o formulário simples do IR e não é descontado na fonte, como os autônomos
  • Tributado somente no rendimento na hora em que você resgatar o dinheiro ou optar pela renda
  • Carência de 60 dias para resgatar ou fazer portabilidade.

Márcio Godoy – Personal Banker e membro pela Franq Open Banking.

Loading...