Na estreia de Vagner Mancini, Grêmio volta a vencer no Brasileirão

Tricolor segue no Z-4, em 18º, mas a apenas dois pontos do Bahia e do Santos, que ainda joga neste domingo. Próxima decisão é dia 25, contra o Atlético Goianiense

Precisando desesperadamente da vitória para evitar a queda à Série B, e com a estreia de Vagner Mancini na casamata, o Grêmio se impôs sobre o Juventude neste domingo, em Porto Alegre. Dominando grande parte do jogo, o Tricolor chegou a abrir 3 a 0 mas, entre desatenções e cansaço, acabou vencendo por um placar magro, 3 a 2.

Villasanti marcou o terceiro gol da vitória tricolor na estreia de Vagner Mancini – Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPAVillasanti marcou o terceiro gol da vitória tricolor na estreia de Vagner Mancini – Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA

No primeiro tempo, os 15 mil torcedores que foram à Arena viram um Grêmio dominando o Juventude – chegando a 63% de posse de bola – ainda que com pouca efetividade. Seria falta de qualidade ou excesso de ansiedade para acabar com o mau momento?

Ansiedade ou não, desta vez o Grêmio teve sorte e competência. Em dois lances seguidos, ambos rebotes do goleiro Douglas, do Juventude, Douglas Costa, aos 22 minutos, e Diego Souza, aos 23, respectivamente abriu e ampliou o placar. O time da serra gaúcha chegou a equilibrar as ações em alguns momentos, mas sem qualquer perigo.

O segundo tempo até foi mais parelho, mas os melhores lances continuaram sendo tricolores. E tanto esforço acabou recompensado com o terceiro gol, primeiro do paraguaio Villasanti com a camisa do Grêmio. Quando parecia que estava resolvido, o Juventude descontou dois minutos depois.

A partir dos 40 minutos o Grêmio pareceu cansar, e o alviverde gaúcho cresceu. E chegou a descontar mais uma vez, aos 48. dando números finais ao jogo (3 a 2) e selando a primeira vitória do Tricolor desde 19 de setembro, contra o Flamengo.

BOM E RUIM

A vitória na estreia de Vagner Mancini com a presença da torcida trouxe algumas coisas importantes. A começar com os próprios torcedores, que apoiaram o time do início ao fim. Além disso, Jean Pyerre, Villasanti e Alisson fizeram um bom jogo, assim como Ferreira, que entrou no intervalo.

O lado ruim foi a repetição da tática de “recuar” a jogada em todos os momentos. O Tricolor chegou a cobrar uma falta chutando para trás, e cobrar um escanteio tocando bola até quase o meio campo, e o cansaço no final.

COMO FICA

Neste domingo os gremistas que acompanharam a estreia de Vagner Mancini no comando tricolor ainda prestam atenção em Sport (com 26 pontos) e Santos (28). Se o time do Recife empatar ou vencer, ultrapassa o Grêmio (26) Se o time paulista somar três pontos, abrirá cinco do Tricolor. Em qualquer cenário, dois pontos separarão o time gaúcho pelo menos do Bahia (28), e da saída do Z-4. O próximo jogo será no dia 25, segunda-feira, contra o Atlético Goianiense, em Goiânia.

COMPARAÇÃO DOS TURNOS

No primeiro turno o Grêmio chegou à oitava rodada com apenas dois pontos. No segundo, na mesma altura, soma dez. Com 26 pontos, o Tricolor precisa de 18 para atingir 44 e escapar matematicamente do rebaixamento. Isto equivale a seis vitórias em 13 jogos, ou 46% de aproveitamento. Para cada vitória a menos serão necessários três empates a mais.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO X JUVENTUDE

Arena do Grêmio, 17/10

Grêmio:
Brenno; Rafinha, Kannemann (Rodrigues), Paulo Miranda e Vanderson (Cortez); Thiago Santos (Lucas Silva), Jean Pyerre (Ferreira) e Villasanti; Douglas Costa, Alisson e Diego Souza (Elias).
Técnico: Vagner Mancini.

Juventude:
Douglas; Rafael Forster, Vitor Mendes; Michel Macedo, Guilherme Castilho (Chico), Jadson, Dawhan, e Guilherme Santos (Fernando Pacheco); Capixaba (Roberson), Sorriso e Paulinho Boia (Wescley).
Técnico: Marquinhos Santos

Gols: Grêmio: Douglas Costa (22, 1T), Diego Souza (23, 1T) e Villasanti (10, 2T). Juventude: Sorriso (13 2T) e Roberson (48, 2T).

Cartões: Juventude: Juventude: Castilho, Guilherme Santos e Roberson. Grêmio: Lucas Silva.

Público e Renda:
Público não pagante: 353
Público pagante: 14.776
Público total: 15.129
Renda: R$ 695.627,00

Arbitragem:
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ). Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). VAR: Pathirce Wallace Corrêa Maia (RJ)

O JOGO

Primeiro tempo:
7min – Cobrança de escanteio gremista no primeiro pau, Paulo Miranda cabeceia para fora.
16min – Grêmio chega ao ataque no 3 contra 3 e termina em nada.
22min – Alisson desvia cruzamento, goleiro Douglas espalma e Douglas Costa coloca para dentro. 1 a 0.
23min – Alisson chuta forte, Douglas faz a defesa e Diego Souza não perdoa. Em dois minutos, 2 a 0.
47min – Primeiro ataque do Juventude. Michel Macedo cruza da direita nas mãos de Brenno. Intervalo.

Segundo tempo:

1min – Castilho bate falta da intermediária. Fraca, Brenno pega com tranquilidade.
4min – Guilherme Santos cruza da esquerda, Brenno falha e Rodrigues toca para escanteio.
6min – Alisson faz um belo chute cruzado e obriga Douglas a grande defesa de mão trocada.
10min – Ataque rápido do Grêmio, Rafinha cruza na área e Villasanti cabeceia para baixo e marca seu primeiro gol com a camisa tricolor. 3 a 0.
13min – Michel Macedo cruza da direita, Sorriso domina e chuta certeiro, para descontar. 3 a 1.
23min – Chico chuta da intermediária, no ângulo, mas a bola passa rente ao poste.
25min – Ferreira sobe em velocidade, invade a área e toca bonito cruzado, mas por cima.
48min – Bola cruzada da esquerda, Roberson cabeceia na primeira trave diminui. 3 a 2.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Grêmio

Loading...